Associação de veículos mostra preocupação com aumento da Selic
Aumento da taxa básica de juros, a Selic, na próxima reunião do Banco Central neste mês de setembro, já está no radar
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, disse que o setor tem preocupação com um possível aumento da taxa básica de juros, a Selic. Uma majoração da taxa na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) já está no radar do mercado. A próxima reunião está marcada para os dias 17 e 18 de setembro.
Segundo Leite, os emplacamentos de veículos automotores têm crescido, superando expectativas, muito em função da redução da taxa de juros. “Isso é um fator decisivo”, disse ele.
“Agora, nós estamos acompanhando com muita atenção a questão da taxa de juros porque isso para o nosso setor impacta diretamente. A nossa expectativa é que não haja aumento substancial da taxa de juros, mas reconhecemos que isso é muito mais complexo que um desejo político”, destacou o presidente da Anfavea.
E completou: “Tem, sim, um impacto nas nossas vendas dependendo do que ocorrer”.
Leite citou como contribuições para que o consumidor buscasse a compra e a troca de veículos a redução da taxa Selic, a maior oferta de crédito e o novo marco de garantias. Ele salientou que recentemente a venda de veículos no país passou a ser 70% do valor à vista e 30% a prazo.