Associação Caminho de Cora Coralina promove plantio de árvores em GO
Iniciativa da Associação Caminho de Cora Coralina busca recuperar nascentes e conscientizar a comunidade sobre a preservação dos rios
atualizado
Compartilhar notícia
A Associação Caminho de Cora Carolina, em parceria com o projeto Virada Ambiental, vai promover, entre os meses de novembro e dezembro, uma ação de plantio de árvores em oito municípios de Goiás.
O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de cerca de 300 quilômetros de extensão, que cruza as cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás e abrange, ainda, os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí. Outros sete povoados são beneficiados pela atividade.
O plantio faz parte do Programa Águas de Cora, projeto de educação ambiental que desenvolve ações de recuperação e preservação de recursos hídricos ao longo da trilha batizada com o nome da poetisa brasileira. A iniciativa conta com parceria de todas as prefeituras dos municípios participantes.
As árvores serão cultivadas em nascentes que necessitam de recuperação. De acordo com Eliane de Castro, coordenadora do programa, o foco é atingir turistas, comunidades que cercam o caminho e, principalmente, estudantes da região.
“É ali que a gente entende que podemos fazer uma grande diferença para esses jovens. Uma consciência muito diferente do que os seus antepassados sempre fizeram. A cultura de jogar lixo no rio é milenar. Então, por isso que a gente está buscando atingir principalmente os estudantes para que comece uma nova consciência a partir deles”, diz.
Ela ressalta que o programa é importante para revitalizar os espaços e ampliar a conscientização a comunidade sobre a importância da preservação. “A gente percebeu um cenário caótico das nascentes. Muitas estão secando, muitas não têm cercamento, estão maltratadas pelo pisoteio do gado”, pontua Castro.
“Nós percebemos que as comunidades precisam de apoio para entender a importância dos rios, dos córregos que passam pela casa delas e como cuidar desses recursos. Eles estão precisando de apoio para manter essas nascentes vivas”, ressalta.
A ação começa no dia 22 de novembro, em Pirenópolis, e se encerra em 9 de dezembro, em Corumbá de Goiás. Interessados em participar do plantio podem se voluntariar entrando em contato com a associação.
Veja o calendário:
Ver essa foto no Instagram
Caminho de Cora Coralina
A trilha de longo curso foi pensada com o objetivo de conectar municípios, povoados, fazendas e outros pontos, em uma rota que pode ser feita tanto por caminhantes, como por ciclistas.
Ao longo do percurso foram instaladas 60 placas com poesias de Cora Coralina, que dá nome ao caminho. Também há 33 pontos de pouso e alimentação para os turistas.
A ideia é conciliar atividades históricas, culturais, gastronômicas, de lazer e meio ambiente. A região tem um forte apelo histórico e tem relação com o Ciclo do Ouro em Goiás.