metropoles.com

Associação Brasileira de Imprensa exige prisão de “todos os golpistas”

A ABI diz estar estarrecida com o plano de matar o presidente Lula, o vice Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
General plano matar Lula Mario Fernandes
1 de 1 General plano matar Lula Mario Fernandes - Foto: Reprodução

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou nota nesta quarta-feira (20/11) em que exige a prisão de “todos os golpistas” que estão por trás do plano de virada de mesa nas eleições de 2022 e as mortes do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“Diante da ameaça ao Estado Democrático de Direito, a nação exige a prisão de todos os envolvidos na conspiração palaciana, seja qual for a patente ou o cargo”, defende a associação.

A trama, que já levou à prisão quatro militares próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os “kids pretos” (foto em destaque), além de um policial federal, foi revelada nessa terça-feira (19/11) pela Polícia Federal na Operação Contragolpe.

“A nação está indignada. E estarrecida diante das revelações sobre o golpe de Estado planejado a partir do Palácio do Planalto durante todo o ano de 2022. O plano de assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de seu vice, Geraldo Alckmin, e do ministro Alexandre de Moraes seria sinal para uma ofensiva contra amplos setores do campo democrático brasileiro”, escreveu a ABI.

A associação destaca que as revelações dessa terça fazem parte de “uma cadeia de comando para o ato criminoso que se concretizou no episódio dantesco de 8 de janeiro de 2023. Mas agora sabemos que o 8 de janeiro foi apenas a parte visível de um projeto de se perpetuar no poder a qualquer custo”.

Segundo a ABI, o senador e filho de Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), fez “verdadeiras confissões de que não há crime quando o plano de assassinato não se concretiza, esquecendo que, sim, é crime planificar assassinatos e golpes de Estado contra as instituições republicanas”.

Na nota a ABI relembra o papel de resistência que teve em 1964, quando o Brasil sofreu o golpe militar que depôs o presidente João Gulart. “É nesse contexto que a ABI vem se somar às manifestações pelo fim da leniência com que vem sendo tratada essa facção criminosa das Forças Armadas, de seus financiadores e apoiadores na sociedade civil”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?