Associação acusa coordenador da Funai de agredir indígena; órgão nega
Imagens de câmera de segurança mostram uma discussão entre Álvaro Luís e o indígena Zé Maria. Funai diz que vídeo foi editado
atualizado
Compartilhar notícia
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) divulgou um vídeo em suas redes sociais, nesse sábado (22/5), que mostra uma discussão entre o coordenador da regional Xavante da Fundação Nacional do Índio (Funai), Álvaro Luís de Carvalho Peres, e um líder do povo Xavante, identificado como Zé Maria, na sede do órgão em Barra das Garças (MT).
“Vídeo mostra agressão de militar, coordenador da regional Xavante da Funai, em Barra do Garças (MT), contra liderança do povo Xavante”, escreveu a Apib em seu Twitter. A associação afirmou ainda que “denuncia e repudia as agressões cometidas contra o ancião em mais um ato de violência e desrespeito contra os povos”.
Em nota enviada ao Metrópoles, a Funai afirma que “que o vídeo reproduzido nas redes sociais não mostra todo o contexto do fato ocorrido”, e diz que levará o caso à Polícia Federal para investigação.
Assista ao vídeo:
Vídeo mostra agressão de militar, coordenador da regional Xavante da Funai, em Barra do Garças (MT), contra liderança do povo Xavante.
A Apib denuncia e repudia as agressões cometidas contra o ancião em mais um ato de violência e desrespeito contra os povos#emergênciaindígena pic.twitter.com/YolPH4w51z
— Apib Oficial (@ApibOficial) May 22, 2021
“Também carece de esclarecimento o possível vazamento do vídeo e posterior edição, podendo incorrer em crime de violação de sigilo funcional e crime de invasão de dispositivo informático. A fundação ressalta, ainda, que não compactua com qualquer conduta ilícita, bem como com juízos açodados, emitidos antes que seja concluída a rigorosa apuração dos fatos pelos órgãos competentes”, finaliza a Funai.
Ao portal Muvuca Popular, Peres afirmou que o vídeo foi editado e Zé Maria é quem teria ido para cima dele. O coordenador também confirmou que o caso está sendo investigado.