metropoles.com

Assistente de Pazuello pede suspensão de quebra de sigilo à CPI

Markinho Show afirmou que o pedido de quebra de sigilo “não guarda justo motivo, para ser efetivado neste momento”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Markinhos Show e Eduardo Pazuello
1 de 1 Markinhos Show e Eduardo Pazuello - Foto: Reprodução/Twitter

O ex-marqueteiro Markinho Show solicitou a suspensão da determinação das suas quebras de sigilo telefônico e telemático à CPI da Covid-19. O presidente da Comissão, Omar Aziz (PSD-AM), pediu na última quarta-feira (7/7) que os senadores integrantes do colegiado esclarecessem o motivo da quebra de sigilos dos investigados na CPI.

Markinho Show, que passou a integrar o Ministério da Saúde na gestão de Eduardo Pazuello, defendeu, em documento protocolado, que o pedido da quebra de sigilo antes do seu depoimento na Comissão “não guarda justo motivo, para ser efetivado neste momento”.

“A agressiva e invasiva quebra de sigilos sem que antes haja a CPI me ouvindo e sem motivos específicos (não genéricos), configura excessiva medida neste momento”, continuou Marcos Eraldo Arnoud Marques, advogado de Markinho.

De acordo com o portal Uol, ele também ressaltou que comparecerá “espontaneamente” ao Senado no momento em que for convocado. Além disso, pediu que a CPI respondesse sua solicitação até esta sexta-feira (9/7) e disponibilizou seus contatos no ofício enviado ao senadores.

Markinho Show revelou que procurou a Comissão por meio de telefonemas, mas não foi atendido.

O depoimento de Marques foi marcado pelos senadores quando os trabalhos na CPI estavam no início. Entretanto, foi desmarcado e não houve retorno da data em que o depoimento poderia acontecer.

Covaxin

A CPI está investigando, neste momento, as irregularidades das negociações das compras dos imunizantes Covaxin. O nome de Markinho não tem sido citado durante as sessões.

Na quinta-feira (8/7), os senadores permitiram, durante o depoimento, que Franciele Fantinato, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, se tornasse testemunha e deixasse de ser investigada.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que as quebras de sigilo de Fatinato foram anuladas porque “convenceu a todos e deu declarações incisivas contra o governo”.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) foi quem solicitou as quebras de sigilo de Markinho Show. O requerimento foi aprovado pela Comissão no dia 29 de abril, e Vieira justificou que é necessário esclarecer quem tomava as decisões na comunicação do Ministério da Saúde.

A solicitação de Markinho ainda não foi respondida pelos senadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?