Preso em operação da PF sobre a Abin, assessor de deputado é exonerado
Deputado federal determinou a exoneração de assessor preso em operação da Polícia Federal que investiga esquema de espionagem ilegal na Abin
atualizado
Compartilhar notícia
O assessor parlamentar Daniel Ribeiro Lemos foi exonerado do gabinete do deputado federal Pedro Jr. (PL-TO) horas após ser preso pela Polícia Federal (PF) em operação sobre a Abin Paralela nesta quinta-feira (10/10).
“Assim que tomei conhecimento do ocorrido, determinei a imediata exoneração do Sr. Daniel Ribeiro Lemos, a fim de assegurar a isenção necessária para que ele possa responder às acusações que lhe foram imputadas”, escreveu o deputado em nota enviada ao Metrópoles.
Daniel foi preso na 5ª fase da Operação Última Milha, que apura um esquema de espionagem ilegal de autoridades públicas através da Abin, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O assessor do deputado Pedro Junior é suspeito de receber e disseminar conteúdos da organização criminosa, valendo do seu acesso ao parlamento federal. Além disso, enviaria esse material para agentes estrangeiros, induzindo eles ao erro.
A PF ainda afirma que Daniel continuaria a difundir informações falsas por meio das redes sociais.. A reportagem tenta contato com a defesa de Daniel.
Em julho deste ano, Daniel já havia sido alvo de um mandado de busca e apreensão durante a fase anterior da mesma operação policial.
Veja a nota completa do deputado Pedro Jr.:
Brasília, 10 de outubro de 2024
Em relação à prisão do assessor Daniel Ribeiro Lemos, venho a público manifestar minha posição de forma clara e transparente.
É com grande preocupação e seriedade que recebi a notícia da prisão do Sr. Daniel Ribeiro Lemos, que atuava como assessor em meu gabinete. Diante desse fato, reafirmo meu compromisso com a ética e a legalidade em todas as minhas ações e nas ações de todos aqueles que colaboram com o meu mandato.
Assim que tomei conhecimento do ocorrido, determinei a imediata exoneração do Sr. Daniel Ribeiro Lemos, a fim de assegurar a isenção necessária para que ele possa responda às acusações que lhe foram imputadas. Acredito na importância de um processo justo e transparente, onde todos têm o direito de defesa e o dever de cumprir a lei.
Reitero que não compactuo com qualquer tipo de irregularidade, desvio de conduta, nem com a propagação de fake news ou desinformação. O meu mandato sempre foi pautado pela integridade e pelo respeito à confiança depositada em mim pela população tocantinense. Continuarei a trabalhar incansavelmente para representar os interesses do povo do Tocantins e para contribuir com o desenvolvimento de nosso estado.
Agradeço a compreensão de todos e me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Deputado Federal Pedro Júnior
Partido Liberal (PL) – Tocantins