Assembleia de TO aprova concessão do Jalapão para a iniciativa privada
A ideia da concessão é do governador de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL). O texto não especifica quais serão os prazos para as concessões
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das unidades de conservação mais importantes do país, o Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, poderá passar para o controle da iniciativa privada.
A Assembleia Legislativa de Tocantins aprovou na terça-feira (24/8) o projeto de lei que autoriza o governo de Tocantins a passar o parque para a administração privada. O Jalapão é o principal atrativo turístico do estado. Outros três parques entrarão no pacote.
A iniciativa de colocar o texto em votação nas comissões foi do deputado Ricardo Ayres (PSB-TO), e logo depois o texto foi pautado em plenário pelo presidente da casa, Antônio Andrade (PSL-TO).
A ideia da concessão é do governador de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL). O texto não especifica quais serão os prazos para as concessões nem os pontos específicos dos parques que vão ficar sob administração privada.
A maior polêmica é com relação ao Jalapão. O parque abriga sete comunidades quilombolas, que já se manifestaram contra a ideia.
Sessão tumultuada
A sessão da aprovação foi marcada pela tensão entre os representantes dos moradores da região e os parlamentares. Os discursos foram interrompidos em vários momentos por protestos.
Na entrada do plenário, após a aprovação nas comissões, houve desentendimentos entre pessoas que queriam assistir à sessão e os seguranças.
Na justificativa do projeto, o governo afirma que as possíveis concessões e parcerias público-privadas buscam “oportunizar ao Tocantins os níveis adequados, aptos à exploração de atividades de visitação voltadas à educação ambiental”.
Oásis no coração do Brasil
O Parque Estadual do Jalapão, distante 625 km de Brasília, é um dos principais pontos turísticos do estado. Conhecido internacionalmente, o local recebe milhares de visitantes todos os anos.
Apesar de árido, com grandes cânions, tem, ao mesmo tempo, rios, cachoeiras e fervedouros. O cenário é exuberante e repleto de rios e cachoeiras de águas cristalinas, piscinas naturais, chapadões, formações rochosas, serras com clima de savana e dunas alaranjadas de até 40 metros de altura aos pés da Serra do Espírito Santo.
Localizado em Tocantins, na divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí, o Jalapão é um conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual com mais de 34 mil quilômetros quadrados — área maior que os estados de Sergipe e Alagoas.
Veja os parques que poderão passar para a iniciativa privada:
- Parque Estadual do Jalapão
- Parque Estadual do Cantão
- Parque Estadual do Lajeado
- Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins