metropoles.com

Assembleia de acionistas aprova José Mauro para comandar a Petrobras

A eleição do presidente acontece em uma nova reunião, agora pelo Conselho de Administração da companhia, nesta quinta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/ Metrópoles
Rio de Janeiro RJ Sede da Petrobras no Centro do Rio
1 de 1 Rio de Janeiro RJ Sede da Petrobras no Centro do Rio - Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

A Petrobras definiu, nesta quarta-feira (13/4), em votação virtual da assembleia geral de acionistas, o novo Conselho de Administração, tendo à frente o indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), José Mauro Ferreira Coelho, também chancelado pelo Comitê de Pessoas da empresa. A eleição do presidente acontece em uma nova reunião, agora pelo Conselho de Administração da companhia, nesta quinta-feira (14/4).

Os novos componentes do Conselho de Administração da Petrobras permanecerão no mandato por dois anos, até 2024. A regra assegura ao conselheiro o direito de pedir para sair. A opção de destituição também pode ser pedida pelo controlador, o que terá que ser votado em assembleia geral.

José Mauro vai substituir o general Joaquim Silva e Luna, demitido do cargo após atritos com Bolsonaro. Veja os outros nomes eleitos para compor o conselho:

  • José Mauro Ferreira Coelho: indicado para a presidência da Petrobras;
  • Marcio Andrade Weber: indicado para presidir o conselho;
  • Sonia Julia Sulzbeck Villalobos;
  • Ruy Flaks Schneider;
  • Luiz Henrique Caroli;
  • Murilo Marroquim de Souza;
  • Carlos Eduardo Lessa Brandão; e
  • Eduardo Karrer.

Os membros do novo conselho ficarão responsáveis por definir missão, objetivos estratégicos e diretrizes da Petrobras, aprovar o plano estratégico e os planos plurianuais, além de fixar as políticas globais da estatal.

A fiscalização da gestão da Diretoria Executiva e a avaliação anual dos resultados de desempenho da empresa também são atribuições do grupo. Eles também aprovarão a transferência da titularidade de ativos da companhia. Se eleito, José Mauro terá que presidir a Petrobras nas diretrizes do Conselho de Administração.

Quem é José Mauro Ferreira Coelho

Na última quarta-feira (6/4), Ferreira Coelho foi indicado pelo governo para ser o novo presidente da empresa, após o economista Adriano Pires ter desistido de assumir a presidência da Petrobras em meio à polêmica sobre um eventual conflito de interesse. Pires comanda uma consultoria voltada para empresas do setor.

Atualmente, José Mauro Ferreira Coelho é presidente do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA), empresa responsável por negociar contratos da União na área de pré-sal.

O indicado do governo possui mais de 25 anos de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Ele foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de abril de 2020 a outubro de 2021.

Ferreira Coelho é formado em Química Industrial, com mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), e possui doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?