metropoles.com

Assassino de Ângela Diniz, Doca Street morre aos 86 anos

Caso é um marco para o movimento feminista do Brasil: para justificar o crime, a defesa usou a “legítima defesa da honra” como argumento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vídeo/Reprodução
Doca Street
1 de 1 Doca Street - Foto: Vídeo/Reprodução

Condenado pelo assassinato da socialite Ângela Diniz – com quatro tiros no rosto – ocorrido em 1976, Raul Fernando do Amaral Street morreu, aos 86 anos, nesta sexta-feira (18/12). Mais conhecido como Doca Street, o ex-playboy teria sofrido uma parada cardíaca. A informação é do jornal O Globo.

Doca Street largou esposa e filhos para morar com Ângela, que havia conhecido há quatro meses. O casal morou em Buzios, no Rio de Janeiro, e tinha histórico de brigas. Em uma das várias discussões, a vítima teria tentado terminar a relação com o condenado, que não aceitou e a assassinou brutalmente.

Em 1979, ele foi julgado e condenado a dois anos de prisão. No entanto, foi beneficiado pela Justiça através de mecanismo chamado sursis. A medida extinguiu a necessidade de que Doca cumprisse a pena. Na época, o país ainda não havia instituído o crime de feminicídio.

Muitas mulheres ficaram inconformadas com o tratamento dado à vítima durante o jullgamento, Ela teve a vida devassada pela defesa de Doca Street, que a definou como “promíscua”. A tese da “legítima defesa da honra” foi usada para justificar o crime.

O movimento em defesa da memória de Ângela e pela punição de Doca Street cunhou o slogan “quem ama não mata”.

Em 1981, por meio de novo pedido do Ministério Público, o assassino teve um novo julgamento, que, desta vez, resultou na condenação a 15 anos de reclusão. O caso é um dos marcos do movimento feminista no Brasil.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?