Asilo tem quase metade de idosos com Covid-19 em Goiânia
Todos os moradores do abrigo foram vacinados com a 2ª dose contra a Covid-19 em março. Os contimaninados apresentam apenas sintomas leves
atualizado
Compartilhar notícia
Um abrigo passou a ser monitorado, na região norte de Goiânia, depois de 8 dos 19 idosos que vivem no local testarem positivo para a Covid-19. Equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve neste sábado (29/5) no local para realizar exames do tipo RT-PCR em todos os moradores, que já foram vacinados com as duas doses.
A enfermeira da casa, Rayssa Karoline Gonçalves, disse que os idosos contaminados foram isolados dos demais e são acompanhados por equipes da própria unidade. A direção do abrigo, que fica no Setor Jaó, não informou se os moradores têm doenças preexistentes.
“A equipe da prefeitura está fazendo os exames de PCR e sorologia, mas a gente já confirmou com os testes rápidos, que fizemos por duas vezes e deram positivo”, afirmou a enfermeira. Ela ressaltou que todos os idosos do asilo foram vacinados com a segunda dose contra a Covid-19 em março deste ano.
Os idosos infectados, de acordo com a equipe de saúde do asilo, apresentam sintomas leves, como tosse, e estão com os sinais vitais estáveis e saturação de oxigênio no sangue acima de 90%.
Até o fim da tarde deste sábado (29/5), segundo a equipe do abrigo, nenhum idoso teve febre nem apresentou desconforto respiratório. Três funcionários se sentiram mal e foram afastados assim que os resultados deram positivos. Logo depois, os idosos começaram a apresentar sintomas.
Na avaliação do médico infectologista Marcelo Daher, a imunização é eficaz. “A vacina, principalmente a Coronavac, tem uma proteção de 50%, então a tendência é que 50% das pessoas vacinadas se protejam e os outros 50% podem ter. A gente sabe também que a vacina é para diminuir a gravidade da doença, e não evitar a infecção”, afirmou ao G1.