metropoles.com

Às vésperas da Cúpula do Clima, desmatamento na Amazônia em março é o maior em 10 anos

Destruição na Amazônia Legal totalizou 810 km² no mês passado – um aumento de 216% em relação a março de 2020, segundo o Imazon

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Agência Brasil
Desmatamento
1 de 1 Desmatamento - Foto: Arquivo/Agência Brasil

A três dias da Cúpula do Clima, evento que reunirá 40 líderes mundiais entre 22 e 23 de abril, o Brasil amargou mais um índice preocupante: em março, a Amazônia registrou o maior desmatamento para o mês nos últimos 10 anos.

Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a destruição na Amazônia Legal totalizou 810 km² no mês passado – um aumento de 216% em relação a março de 2020.

O boletim divulgado nesta segunda-feira (19/4) mostra que 66% do desmatamento da Amazônia Legal ocorreu em área privadas ou sob diversos estágios de posse. O percentual restante foi registrado em assentamentos (22%), unidades de conservação (11%) e terras indígenas (1%).

Com 35% do total de área verde derrubada da Amazônia Legal no mês de março, o Pará lidera o ranking dos estados que mais desmataram, de acordo com o levantamento do Imazon.

No começo do mês, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) apurou dados o quais indicam que março bateu recorde nos registros de desmatamento da Amazônia. Foram devastados 367 km², segundo medições do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Este foi o maior alerta para o período, desde a criação da série histórica, em 2015. No mesmo mês do ano passado, 326,9 km² foram desmatados. Antes, o março com mais devastação verificado pelos satélites tinha sido 356 km², no período entre 2017 e 2018.

A Cúpula do Clima foi convocada pelo presidente dos Estados UnidosJoe Biden. O governo brasileiro deve ser pressionado para reduzir o desmatamento como forma de ajudar no combate ao aquecimento global.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniu, na manhã desta segunda-feira, com o chanceler Carlos França e os ministros Tereza Cristina (Agricultura), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Fábio Faria (Comunicações) e Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil), para tratar da participação do Brasil na Cúpula do Clima.

Antes, o presidente do Conselho da Amazônia Legal, vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), afirmou que o Brasil “não pode ser mendigo” em relação à participação do país na Cúpula do Clima, na próxima quinta-feira (22/4).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?