Arthur Lira lamenta massacre em creche de SC: “Repugnante, deplorável”
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, lamentou o crime e disse que o assassino deve ser punido “pelo rigor da lei”
atualizado
Compartilhar notícia
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, lamentou, nas redes sociais, o massacre em uma creche de Blumenau, no Vale do Itajaí (SC). Um homem de 25 anos invadiu a instituição de ensino e matou ao menos quatro crianças na manhã desta quarta-feira (5/4).
“Repugnante, deplorável e injustificável o ataque à creche de SC que vitimou crianças indefesas. Minha solidariedade às famílias e que o assassino seja punido com o rigor da lei”, escreveu o deputado.
Lira também afirmou que não se deve aplicar atenuantes jurídicos (circunstâncias legais que influenciam na qualificação da pena, podendo diminuí-la) para crimes hediondos. “No que for preciso, a sociedade terá o meu apoio para endurecer as medidas punitivas aos que atentam contra a vida”, escreveu.
Veja a publicação:
Repugnante, deplorável e injustificável o ataque a creche de SC que vitimou crianças indefesas. Minha solidariedade às famílias e que o assassino seja punido com o rigor da lei. Não podemos aplicar atenuantes jurídicos para crimes hediondos.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) April 5, 2023
De acordo com autoridades de segurança de Santa Catarina, o suspeito atacou as vítimas com uma machadinha. Ele foi preso em seguida pela Polícia Militar do estado. Além das quatro crianças mortas, outras quatro ficaram feridas. Elas foram atendidas no Hospital Santo Antônio.
Entre os feridos estão duas meninas, de 5 anos, um menino, de 3, e outro, de 5. De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, as crianças receberam atendimento no centro de urgência emergenciais e se encontram estáveis.
O suspeito foi identificado como Luiz Henrique de Lima. Segundo informações divulgadas pelo coronel Diogo de Souza, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, o assassino pulou o muro da creche Cantinho Bom Pastor e matou três meninas e um menino, entre 5 e 7 anos.
O governador do estado, Jorginho Mello, decretou luto oficial de três dias. Além disso, a Prefeitura de Blumenau suspendeu as aulas na rede municipal nesta quarta.