metropoles.com

Arthur do Val pede na Justiça perícia de áudios analisados na Alesp

O parlamentar quer uma avaliação técnica de suas gravações vazadas para verificar possíveis edições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
O deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei. Ele tem cabelos pretos, barba e usa roupa escura- Metrópoles
1 de 1 O deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei. Ele tem cabelos pretos, barba e usa roupa escura- Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo – O deputado estadual Arthur do Val (União-SP) acionou a Justiça pedindo a perícia dos áudios usados no processo contra ele que tramita no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O parlamentar quer uma avaliação técnica para verificar possíveis edições.

Os áudios foram divulgados em 4 de março pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles. Do Val, conhecido como Mamãe Falei, estava na Ucrânia sob o pretexto de auxiliar a resistência local contra a invasão russa, quando enviou gravações a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL) dizendo que “ucranianas são fáceis porque são pobres”, entre outras frases sexistas.

O pedido de perícia foi feito por meio de um mandado de segurança, protocolado na última quarta-feira (6/4), no Tribunal de Justiça de São Paulo. Ainda não houve decisão.

A defesa do deputado alega que as representações contra Do Val se baseiam em “áudios privados vazados de forma ilícita”, e por isso quer uma perícia para encontrar possíveis edições, cortes e alterações.

Na última terça (5/4), o Conselho de Ética da Alesp negou a solicitação de perícia dos áudios. Nesse mesmo dia, foram ouvidas duas testemunhas arroladas por Do Val, sendo uma delas a sua ex-namorada, a enfermeira Giulia Blagitz, que atestou a veracidade dos áudios.

“Ele, antes de entrar no avião me ligou chorando e disse que os áudios iriam pra imprensa. Explicou o que tinha nos áudios e me enviou os áudios”, disse a ex-namorada, que terminou o relacionamento logo após as gravações virem à tona no mês passado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?