metropoles.com

Argentinos irados: Metrópoles prova hambúrguer com doce de leite. Veja

O Metrópoles esteve na hamburgueria goiana que criou a iguaria polêmica. Vídeo sobre o prato viralizou e irritou até os vizinhos argentinos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Turco Hamburgueria
imagem colorida sanduiche doce de leite
1 de 1 imagem colorida sanduiche doce de leite - Foto: Divulgação/Turco Hamburgueria

Goiânia – Já conhecida por pratos exóticos, como pamonha cor-de-rosa e preparações variadas com pequi, por exemplo, agora o sanduíche com doce de leite é a iguaria culinária da vez da capital goiana. A curiosa inovação viralizou nas redes sociais e despertou a ira dos argentinos, que criticam a mistura agridoce.

A criação chegou às redes sociais e em uma publicação no X (antigo Twitter) com mais de 900 mil visualizações. O conteúdo também foi apresentado no Instagram. Por lá, são mais de 4 milhões de visualizações da polêmica inovação culinária na capital de Goiás. Enquanto haters se manifestam contra a mistura (muitos argentinos entre eles), curiosos e apreciadores do prato diferenciado procuram o estabelecimento.

O Metrópoles esteve na Turco Hamburgueria para experimentar o polêmico sanduíche.

Veja o vídeo:

 

Mistura agridoce

O sanduíche consiste em duas fatias de pão de fermentação natural tostados na manteiga, um hambúrguer com ponto escolhido pelo cliente, fatias de queijo provolone derretido, uma generosa porção de doce de leite e muito bacon.

Na opinião desta repórter, apesar de parecer uma mistura estranha e pouco provável, o sabor do sanduíche é agradável e está longe de parecer uma sobremesa. Para os fãs das misturas agridoces, será um prato cheio. Já para os mais resistentes, vale a experiência, já que o ambiente também é bastante agradável.

A hamburgueria tem cozinha visível e permite que os consumidores acompanhem a preparação dos alimentos. O sanduíche que se tornou famoso leva o nome “Goiânia e Região”, e pode ser finalizado à mesa, pelo próprio cliente, tornando a experiência ainda mais interessante.

Para os que também não dispensam a batata frita, a degustação fica completa ao passar a batata palito no doce de leite.

Procurado por curiosos

De acordo com o proprietário da Turco Hamburgueira, Kaio Jardel, de 38 anos, que leva o apelido de Turco (pois o pai é libanês), o sanduíche foi criado em uma collab com o influenciador Ferguson Rodrigues, responsável pelo perfil de dicas sobre a cidade de Goiânia, chamado Goiânia e Região, por isso o nome do prato. Inicialmente, ele ficou disponível apenas por uma semana – de terça a domingo – , no entanto, após o boca a boca, o produto voltou para o cardápio.

“Durante a collab, ele fez sucesso, mas foi normal. Depois que tiramos do cardápio, chegavam diversas pessoas, algumas que vinham de pontos distantes da cidade, procurando pelo sanduíche, então retornamos com ele a pedido da própria clientela. Isso foi mais ou menos em novembro do ano passado. Agora, em abril, ele viralizou nas redes sociais, mas não é o nosso carro-chefe”, contou ele.

Ele dá os créditos da criação do prato ao amigo influenciador. “A ideia foi totalmente do Ferguson. Ele falou: ‘Turco, vamos colocar doce de leite?’. Eu falei: ‘Cara… isso vai dar uma polêmica hein. Mas vamo bora’. A montagem dele é bem simples, só pão, carne, queijo, doce de leite e bacon. Teoricamente um hambúrguer simples e nem foi dos mais vendidos. Outros venderam muito mais. Mas ele saiu do cardápio e a galera continuou chegando na loja procurando especificamente por ele, o que não aconteceu com outros”, ressaltou.

Segundo Kaio Jardel, após explodir na internet, houve um aumento na procura pelo sanduíche com doce de leite, porém, ele conta que o prato não é o mais pedido. “Geralmente, as pessoas pedem para dividir, para experimentar mesmo, não é um sanduíche de recorrência”, disse.

“Mas a escolha do doce de leite foi muito boa, apesar da estranheza. O doce de leite já vai muito bem com queijo. E bacon vai muito bem também com quase tudo que é doce, vários estabelecimentos já estão fazendo milkshake de bacon. Queijo, doce de leite e bacon não têm nada demais, eles se completam”, completou ele.

“A questão era a carne. Mas ficou muito bom mesmo. Até hoje não achei ninguém que comeu e não gostou. O que tem de gente que critica é um absurdo, mas gente que comeu e não gostou ainda não encontrei. É um hambúrguer supersutil”, finalizou.

Hater argentino

Apesar de atrair clientes à casa desde o final de 2023, o sanduíche com doce de leite atraiu o “hate” dos argentinos neste ano. Uma das publicações da hamburgueria já tem mais de 4,2 mil comentários. Os argentinos não acreditam no potencial da mistura do salgado com o doce.

Turco acredita que para os “hermanos”, o doce seja sagrado e por isso fazem tantas críticas. Entre os mais fervorosos, alguns pedem até a retirada do Brasil do Mercosul.

Veja alguns dos comentários (em espanhol, aqui traduzidos) na página do estabelecimento se queixam do uso do complemento no sanduíche:

“Como argentino, venho dizer que deixem o doce de leite de fora dessas coisas. Obrigada.”

“[Cadê o] botão para tirar o Brasil do Mercosul?”

“Parem com as exportações de doce de leite para o Brasil.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?