metropoles.com

Argentina, EUA e Portugal: primeiras viagens de Lula são divulgadas

A China também deverá ser visitada pelo presidente brasileiro ainda no primeiro semestre deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Lula e Alberto Faernandez na posse - metropoles
1 de 1 Lula e Alberto Faernandez na posse - metropoles - Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para os seus primeiros compromissos internacionais como chefe do Executivo federal. Entre eles, está uma viagem à Argentina no próximo dia 23 de janeiro.

A relação entre a Argentina e o Brasil se renova após a posse de Lula. O presidente argentino, Alberto Fernández, que não se dava com Jair Bolsonaro (PL), afirmou que a relação entre os dois países será reafirmada.

Após visitar a Argentina, Lula deverá encontrar o presidente norte-americano Joe Biden durante uma viagem aos Estados Unidos. Segundo a coluna do Guilherme Amado, do Metrópoles, o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, falaram nesta terça-feira (3/1) por 40 minutos ao telefone e ficou definido que a ida de Lula aos EUA deverá ser na primeira quinzena de fevereiro.

No primeiro semestre deste ano, Lula deverá viajar também para China e Portugal. Os encontros são organizados pela equipe do presidente brasileiro.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, declarou nessa segunda-feira (2/1) que o presidente Lula deverá visitar o país europeu em abril. O petista vai acompanhar a entrega do prêmio Camões para Chico Buarque, em cerimônia adiada por Bolsonaro.

Rabelo e Fernández participaram da cerimônia de posse do presidente Lula nesse domingo (1º/1) e se encontraram com o chefe do Executivo brasileiro nessa segunda.

O presidente argentino comentou o encontro nas redes sociais.

“Manteve uma extraordinária reunião bilateral com o flamante presidente do Brasil. Conversamos sobre a importância e a necessidade de aprofundar o vínculo indissolúvel e histórico entre os dois países, que durante os últimos anos tem sido difícil concretizar”, escreveu Fernandez.

Davos

Diferentemente da primeira viagem internacional de Bolsonaro, Lula não deverá ir para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. A reunião será de 16 a 20 deste mês com representantes do G20, maiores economias mundiais, e convidados estrangeiros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?