metropoles.com

Argentina entrega ao Brasil lista de foragidos do 8 de janeiro

Os trâmites para uma eventual extradição para o Brasil dependem de pedido formal pelo Judiciário

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Brasil e Argentina
1 de 1 Brasil e Argentina - Foto: Getty Images

O governo da Argentina enviou para o Brasil uma lista com nomes dos brasileiros que cumpriam medidas cautelares por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro e estão foragidos vivendo no país.

O Ministério das Relações Exteriores recebeu o documento e o encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça-feira (18/6). O STF solicitou ao Itamaraty que fizesse a consulta ao governo argentino.

Os trâmites para uma eventual extradição para o Brasil dependem de pedido formal pelo Judiciário e são de responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No que diz respeito à cooperação jurídica internacional, o Itamaraty atua de forma auxiliar na tramitação de documentos.

No início deste mês, a Polícia Federal (PF) realizou operação para cumprir mandados de prisão de centenas de investigados por envolvimento na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Os alvos são pessoas foragidas ou que descumpriram medidas cautelares determinadas pelo STF, até mesmo aqueles que romperam tornozeleiras eletrônicas e fugiram para países vizinhos, como a Argentina e Uruguai.

Os condenados recorrem em liberdade, e as penas são superiores a dez anos de prisão.

Pacto de imunidade

O porta-voz da Presidência argentina, Manuel Adorni, negou que exista um “pacto de impunidade” entre Jair Bolsonaro (PL) e o presidente da Argentina, Javier Milei, para garantir asilo político aos investigados e condenados pelos ataques do 8 de janeiro.

Em conversa com jornalistas, nessa quarta-feira (19/6), o porta-voz afirmou que a entrada de fugitivos no país é um tema judicial, e não político.

“Se a Justiça do Brasil solicita à Argentina determinada questão será uma decisão da Justiça local qual a medida a se tomar. A Justiça local não se aparta da lei”, disse Adorni.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?