metropoles.com

Argentina e carioca são investigados por imitação de macacos em samba

Delegada à frente das investigações quer ouvir a versão das pessoas filmadas em samba no Rio de Janeiro. Caso é apurado como racismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida casal imita macacos durante samba no rio
1 de 1 imagem colorida casal imita macacos durante samba no rio - Foto: Reprodução

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) investiga o casal de pessoas brancas que foi filmado imitando macacos durante um evento de samba em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. O caso ocorreu na noite da última sexta-feira (19/7) e é investigado como racismo.

Até o momento, já se sabe que a mulher que aparece nas imagens é argentina e veio de Buenos Aires para o Brasil a fim de participar do Fórum Latino-americano de Educação Musical. Já o homem ainda é procurado, mas é carioca. Foi registrado um boletim de ocorrência.

A cena, registrada pela jornalista Jackeline Oliveira, teve grande repercussão na internet. Após a divulgação das imagens, os envolvidos excluíram as redes sociais. Veja aqui o vídeo.

Intimação

A Polícia Civil enviou um ofício ao consulado argentino. A delegada titular da Decradi, Rita Salim, quer ouvir a versão da mulher e do brasileiro que aparece com ela imitando gestos de macacos.

“Vamos identificar o casal e intimá-los. Temos de investigar se, de alguma forma, os gestos utilizados durante a dança configuraram ato discriminatório de cunho racial”, explicou a delegada Rita Salim, titular da Decradi, ao g1.

Nessa segunda-feira (22/7), três pessoas prestaram depoimento, entre eles seguranças da casa onde foi organizado o samba “Pede Teresa” e a jornalista que registrou as imagens. De acordo com Jackeline, o casal não se sentiu constrangido com a situação.

“Muito pelo contrário, eles estavam rindo, brincando. Estavam extremamente à vontade em cometer esse ato racista”, afirmou Jackeline.

“A delegada falou que seria importante o depoimento dos seguranças que viram e, aí, a gente foi entrar em contato com os seguranças para tentar entender melhor para pegar mais informações, e eles falaram que havia outros argentinos imitando macacos na saída do evento”, contou Wanderson Luna, músico e organizador do evento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?