Área social do governo Lula usou 75% da verba anual até outubro
Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o restante do orçamento das pastas poderá ser destinado a outros ministérios
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que os ministérios da área social utilizaram cerca de 75% do dinheiro destinado a eles até outubro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta sexta-feira (10/11), com os titulares dos ministérios desse setor, que inclui temas como saúde, educação e desenvolvimento.
“Fizemos um balanço da execução orçamentária, na área da infraestrutura divulgamos que 77% dos valores tinham sido empenhados. Aqui é parecido, está em 75% dos valores destinados aos ministérios da área social que foram empenhados, em média, até o mês de outubro”, disse o ministro.
A partir de agora, segundo Rui, o governo irá monitorar e, caso o restante do repasse não seja gasto, ele será destino a “ministérios de ações prioritárias com melhor qualidades de execução”.
Semana passada, Lula se reuniu com os titulares de pastas da infraestrutura e também indicou ser uma prioridade aplicar o dinheiro do orçamento. O petista cobrou aos ministros presentes que fossem “os melhores gastadores de dinheiro em obras de interesse do povo brasileiro“.
O presidente já anunciou mais uma agenda geral com todos os ministros antes do Natal. No começo do encontro de hoje, o presidente pediu aos titulares que aguardassem a definição da próxima reunião para marcarem férias e brincou sobre o Produto Interno Bruto (PIB) em 2024: “Este ano teve muito feriado prolongado, exageradamente. Ano que vem os feriados cairão no sábado, o PIB vai crescer um pouco mais, porque as pessoas vão ficar mais a serviço do trabalho”.
PAC Seleções
O governo federal tem promovido o Novo PAC Seleções, do programa implementado por Lula em parceria com setores privados para melhorias de infraestrutura e educação. Essa modalidade do PAC está aberta para prefeitos enviarem suas propostas de obras e aperfeiçoamentos.
Segundo Rui, 100% dos municípios apresentaram algum projeto. O prazo de envio é até domingo (12/11).
“Tivemos número recorde de pedidos para construções de creches”, falou o ministro. Outras propostas comuns são escolas de tempo integral, unidades básicas de saúde, equipamento esportivo e unidades móveis de odontologia.
Quem participou da reunião
- Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços);
- Rui Costa (Casa Civil);
- Izolda Cela (Educação), secretária que substitui Camilo Santana na reunião;
- Margareth Menezes (Cultura);
- Luiz Marinho (Trabalho e Emprego);
- Carlos Lupi (Previdência Social);
- Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome);
- Nísia Trindade (Saúde);
- Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima);
- André Fufuca (Esporte);
- Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar);
- Márcio Macêdo (Secretaria Geral);
- Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais);
- Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação).