Área com indígenas no MT tem maior média de moradores por domicílio
Distrito no interior do Mato Grosso tem média de quase 7 pessoas por moradia, sendo que média nacional é de menos de 3 por domicílio
atualizado
Compartilhar notícia
O distrito de Toricueije, em Barra do Garças, no Mato Grosso, possui a maior média de moradores por domicílio. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulga nesta quinta-feira (21/3) mapas com dados de habitantes e moradias do último censo demográfico.
Em Toricueije há uma média de 6,6 pessoas por domicílio, bem acima da média nacional, que é de 2,79. Um dos fatores que ajudam a explicar essa diferença, é a maior quantidade de indígenas na região.
Veja o mapa:
As terras indígenas Merure, da etnia Bororo, e São Marcos, da etnia Xavante, passam pelo território do distrito de Toricueije, que existe desde a década de 1940 e foi oficializado em 1963.
Indígenas da etnia Xavante vivem em moradias de modelo octogonal, sem divisórias na parte interior. Muitas pessoas da mesma família podem viver no mesmo local.
Dados incompletos
O IBGE divulga nesta quinta mapas que mostram a distribuição da população brasileira por distritos, subdistritos e setores censitários, que é uma menor unidade territorial.
Os dados são preliminares, sem todas as variáveis que constam no Censo, que devem ser divulgadas no segundo semestre deste ano.