metropoles.com

Araújo no Brics: “grito” por liberdade vem da Venezuela

O chanceler brasileiro disse que “fazia um apelo” aos chanceleres dos demais países do Brics para ouvir esse “grito que pede liberdade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
03/05/2019 Cerimônia de Formatura da Turma do Instituto Rio Bra
1 de 1 03/05/2019 Cerimônia de Formatura da Turma do Instituto Rio Bra - Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta sexta-feira, 26, que “um grito que pede liberdade” vem da Venezuela e exortou o grupo dos Brics, que além do Brasil inclui China, Rússia, Índia e África do Sul a agirem em conjunto na crise venezuelana.

Rússia e China, países que tem assento permanente no Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas, têm mantido o apoio ao governo de Nicolás Maduro na Venezuela.

“Não podemos deixar de ouvir um grito que pede liberdade e que vem da Venezuela, do povo venezuelano”, afirmou Araújo, no discurso de abertura da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do Brics, no Palácio do Itamaraty, no Rio.

O chanceler brasileiro disse que “fazia um apelo” aos chanceleres dos demais países do Brics para ouvir esse “grito que pede liberdade”. Araújo descreveu a crise da Venezuela como uma situação de oposição entre um “governo constitucionalmente constituído”, numa referência à nomeação de Juan Guaidó como presidente interino pela Assembleia Nacional, e “um governo que se sustenta exclusivamente pela força”, numa referência a Maduro Guaidó foi reconhecido como presidente por vários países, mas Maduro segue no poder de fato.

“Estamos a disposição dos senhores para explicar o que está acontecendo e agirmos em conjunto”, afirmou Araújo, dirigindo-se aos demais chanceleres.

A reunião no Rio, a terceira do gênero desde que o grupo de países se formou, ocorre no ano em que o Brasil exerce a presidência do Brics e receberá sua 11ª Cúpula, marcada para novembro, em Brasília. Araújo destacou que a presidência de turno do País no Brics será “focada em resultados”. A reunião, fechada à imprensa, debate temas relacionados à cooperação internacional entre os cinco países e foi aberta por Araújo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?