metropoles.com

Ministro Araújo afirma que mudança da embaixada está “em estudo”

Araújo fez a declaração em encontro com o ministro da Turquia, Mevlut Cavusoglu. E afirmou que Brasil quer ter boa relação com Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ernesto Araújo
1 de 1 Ernesto Araújo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, classificou como uma questão em “estudo” e “reflexão” no governo a mudança da embaixada brasileira em Israel, para Jerusalém, ao se encontrar com o ministro da Turquia Mevlut Cavusoglu. A reunião foi solicitada pelo turco e aconteceu em Washington, na manhã desta quarta-feira (6/2).

Questionado por jornalistas se confirmou a decisão da mudança no local da embaixada brasileira na conversa, Araújo respondeu: “(É) uma coisa que estamos estudando no Brasil e nesse processo de estudo, reflexão, é importante conhecer a posição de países relevantes na região como a Turquia. Foi útil”.

Promessa
Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro anunciou que, assim como os Estados Unidos, transferiria a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. O filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro, chegou a dizer em novembro que a mudança não era uma questão de “se”, mas “quando”. O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, também assegurou no Brasil em dezembro que Bolsonaro iria fazer a alteração.

No fim de janeiro, contudo, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que “por enquanto” o Brasil não pensava em fazer a mudança. Ele contemporizou falas de Bolsonaro sobre o assunto, ao dizer que foram feitas durante a campanha eleitoral.

A decisão da mudança na embaixada tem gerado a reação e preocupação de países árabes.

Araújo disse ter afirmado durante a reunião com o ministro da Turquia que a intenção do Brasil do é ter uma boa relação com Israel, mas também “ouvir todas as preocupações que possam existir de outros países”.

Venezuela
O chanceler também se reuniu nesta manhã (6) com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luís Almagro. O tema principal do encontro foi a crise na Venezuela, o suporte ao governo interino de Juan Guaidó e a logística para entregar ajuda humanitária a venezuelanos.

O tema também foi tratado por Ernesto Araújo e o ministro da Turquia – o país já declarou apoio a Nicolás Maduro, em contraste com o Brasil, Estados Unidos e países do Grupo de Lima

Na terça-feira (5), Araújo tratou da situação na Venezuela e do papel do Brasil na questão com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, e com o conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?