metropoles.com

Aras se reúne com Lula na tentativa de ser reconduzido à PGR

Procurador-Geral da República se reuniu com o mandatário nesta quinta (17), pouco mais de um mês antes do período de sucessão à PGR

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
MPF Augusto Aras_CCJ Senado
1 de 1 MPF Augusto Aras_CCJ Senado - Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta quinta-feira (17/8), o procurador-geral da República, Augusto Aras, para a primeira reunião no Palácio do Planalto desde que assumiu o mandato, em janeiro. O período do titular da PGR na chefia do órgão termina em 26 de setembro e Aras articula, nos bastidores, uma recondução ao cargo.

Aras chegou à sede do governo federal por volta das 18h, para uma reunião que durou cerca de 1h30. O encontro desta quinta (17) era um pedido antigo de Aras, com objetivo de apresentar ao presidente as próprias credenciais e se colocar à disposição para permanecer por mais dois anos à frente do Ministério Público Federal (MPF).

O procurador-geral já esteve no Planalto para outras agendas, no entanto, esta foi a primeira reunião exclusiva com o mandatário.

Novo PGR

O atual procurador, indicado duas vezes pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem má reputação entre alguns petistas, que consideram a atuação dele leniente durante os quatro anos de governo Bolsonaro.

No entanto, aliados próximos a Lula como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, têm feito sinalizações favoráveis à possibilidade de permanência do PGR na função.

Por ora, é dado como certo que a lista tríplice, elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), não deverá ser seguida. A associação busca uma reunião com o presidente para formalizar a entrega da lista, ainda que haja, de antemão, a negativa de Lula.

Depois de ter inaugurado uma tradição de respeito à lista, no início dos anos 2000,  o petista afirmou em algumas entrevistas que, em seu terceiro mandato, mudou de ideia e quer ter a prerrogativa de fazer sua indicação pessoal para o cargo de PGR.

Enquanto em anos anteriores os candidatos da lista chegaram a uma dezena, em 2023 o documento foi esvaziado, com apenas três subprocuradores inscritos. Eles foram eleitos na seguinte ordem: Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e José Adonis.

A Constituição permite a recondução do PGR, mas não especifica o número de vezes, portanto, há espaço para Aras assumir um terceiro mandato (cada um tem duração de dois anos). Desde a promulgação do texto constitucional, quem ficou por mais tempo no cargo foi Geraldo Brindeiro (de junho de 1995 até junho de 2003).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?