metropoles.com

Aras se explica: “Constituição Federal não admite intervenção militar”

O PGR afirmou que foi mal interpretado após declarações no programa Conversa com Bial, no qual ele falou sobre as Forças Armadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Procurador-geral da República, Augusto Aras
1 de 1 Procurador-geral da República, Augusto Aras - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou nesta terça-feira (02/06) que “a Constituição não admite intervenção militar”. Em nota, ele falou sobre “interpretações” feitas a partir de declaração que ele deu no programa Conversa com Bial, na TV Globo.

Na entrevista, o PGR disse que “um Poder que invade a competência de outro” pode ensejar uma intervenção das Forças Armadas. É uma frase semelhante à interpretação que vem sendo propagandeada por grupos bolsonaristas nas críticas ao Judiciário – em especial, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“A propósito de interpretações feitas a partir de declaração ao programa Conversa com Bial sobre o artigo 142 da Constituição, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirma: a Constituição não admite intervenção militar. Ademais, as instituições funcionam normalmente. Os Poderes são harmônicos e independentes entre si”, diz a manifestação.

Segundo Aras, “cada um deles há de praticar a autocontenção para que não se venha a contribuir para uma crise institucional. Conflitos entre Poderes constituídos, associados a uma calamidade pública e a outros fatores sociais concomitantes, podem culminar em desordem social”.

“As Forças Armadas existem para a defesa da pátria, para a garantia dos Poderes constitucionais e, por iniciativa de quaisquer destes, para a garantia da lei e da ordem, a fim de preservar o regime da democracia participativa brasileira”, afirmou o PGR.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?