metropoles.com

Araraquara tem recorde de novos casos de Covid-19 e leitos lotados

Cidade decretou lockdown após confirmação de 12 casos de variante brasileira. “Eu suplico, fiquem casa”, diz secretária municipal da saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de Araraquara
araraquara fiscalização
1 de 1 araraquara fiscalização - Foto: Divulgação/Prefeitura de Araraquara

São Paulo – Após um recorde de casos confirmados de Covid-19 em um dia, a secretária municipal de Saúde de Araquara, Eliana Honain, pediu para que a população respeite as regras de isolamento. A cidade do interior paulista tem 12 casos da variante brasileira e está em lockdown desde segunda-feira (15/2).

“Ontem, nós batemos o recorde de atedimentos nas seis unidades da UPA que abriram em horário estendido, estavam com suas demandas excessivas. O momento é muito sério, o momento é muito crítico”, afirmou a secretária em um vídeo publicado em uma rede social (Veja o vídeo abaixo).

Segundo Eliana, de 287 testes de Covid-19 nas UPAs, 152 tiveram resultado positivo na segunda. Com a confirmação de mais 77 diagnósticos de laboratórios particulares, Araraquara chegou a 229 casos novos positivos de coronavírus em um dia. “Esse é maior índice desde o início da pandemia”, afirmou.

A cidade soma 12.434 infectados e 148 mortes desde o início da pandemia. Segundo boletim divulgado na segunda-feira, a cidade estava com uma taxa de ocupação de 100% de leitos de enfermaria e 100% de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Não podemos em nenhum momento falar em flexibilização de decreto. E eu peço, eu suplico à população, nos auxilie. Se não tivermos isolamento social, nós não vamos estar falidos economicamente, nós vamos perder muitas pessoas”, disse.

Na UPA da Vila Xavier, segundo a secretária, 16 pacientes não conseguem sair do oxigênio na manhã desta terça. “Tem pacientes jovens”, disse.

Na manhã dessa segunda, o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que o estado já contabiliza 25 casos da variante brasileira do novo coronavírus, a P1, dos quais 16 são autóctones, ou seja, de pacientes que não viajaram ao Amazonas ou tiveram contato com pessoas do estado.

Mais tarde, a pasta informou o registro de outros sete casos da variante do Reino Unido, totalizando 32 pacientes com as novas cepas em território paulista.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?