Araraquara reabre comércio nesta segunda após segundo lockdown
A cidade fechou atividades não essenciais de 20 a 27 de junho, após superar 20% de casos positivos de Covid-19 por três dias seguidos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A cidade de Araraquara reinicia, nesta segunda-feira (28/6), o funcionamento de atividades econômicas sete dias após o segundo lockdown em quatro meses.
O município do interior paulista endureceu as regras de enfrentamento ao novo coronavírus depois de superar por três dias seguidos o índice de alerta máximo (acima de 20% na positivação de testes de Covid-19). As medidas valeram de 20 a 27 de junho.
O decreto municipal nº 12.610 (clique aqui e acesse) permite a abertura do comércio e setor de serviços em geral das 5h às 19h (confira a relação de atividades abaixo).
Os bares e restaurantes de Araraquara podem abrir presencialmente das 5h às 19h. No entanto, é preciso manter 30% de ocupação, mesas com distanciamento de dois metros e proibição de rodízio. A prefeitura ressalta também que só são permitidas, no máximo, quatro pessoas por mesa.
A retirada na porta (take away) poderá ser feita das 5h às 19h. Por sua vez, delivery (entrega) e drive-thru – para estabelecimentos que têm estrutura do tipo – têm horário estendido: das 5h às 23h.
Já os postos de combustíveis podem funcionar das 5h às 20h. O consumo em lojas de conveniência está proibido após as 19h.
Transporte público
Nesta segunda, o transporte coletivo da cidade retornou às 5h e seguirá até às 20h. De acordo com o decreto, os veículos poderão funcionar com até 60% da capacidade.
No caso de atividades culturais, como cinemas, teatros, casas de shows e outros, o horário de funcionamento é das 5h às 19h. O máximo de ocupação aceito é de 30% e os protocolos de distanciamento, controle de entrada e saída e higienização devem ser praticados.
Os eventos que forneçam alimentos, como, por exemplo, casamentos e aniversários, também podem seguir o horário das 5h às 19h. Entretanto, a ocupação pode ser de 50%, desde que maiores de 16 anos apresentem teste negativo para Covid-19 emitido em até 48 horas antes ou carteira de vacinação com duas doses contra o coronavírus.
Caso os testes e os laudos não sejam apresentados, o limite de entrada é 30% da capacidade.
O acesso aos parques municipais ainda é proibido, mas o acesso às praças da cidade é possível.
Toque de recolher
A cidade de Araraquara terá toque de recolher das 20h às 5h. Segundo a gestão municipal, a circulação de pessoas será autorizada para utilização ou prestação de algum dos serviços permitidos e para atividades escolares noturnas.
Todas essas medidas serão válidas até 5 de julho, conforme prevê o decreto. A partir desta data, o município de adequará ao Plano São Paulo de combate à Covid-19.
Nas redes sociais, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), agradeceu a população pela adoção ao segundo lockdown.
“Agradeço a você que entendeu, que conscientizou outras pessoas. É nítido que estamos fazendo com que a curva de contaminação caia. Tudo indica que a curva começará a cair. Vamos retornar às atividades econômicas com cautela, com segurança”, disse.
Até domingo (27/6), Araraquara registrou 25.404 casos e 505 óbitos por Covid-19. A cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 60% de leitos de enfermaria e 81% de UTI.
Serviços que podem funcionar das 5h às 19 em Araraquara:
- Shoppings;
- Salões de beleza e barbearias;
- Academias;
- Escritórios;
- Supermercados, açougues, padarias, varejões, e demais estabelecimentos que forneçam abastecimento de alimentos;
- Automotoescolas;
- Construção civil e canteiros de obras;
- Clínicas de saúde humana e animal;
- Atendimento ao público ou autoatendimento em agências bancárias e similares, igrejas e templos e escolas das redes municipal, estadual e privada.