Araraquara está com 98% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados
Além disso, 59% dos leitos de enfermaria estão em uso na cidade do interior de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara anunciou, nesta quinta-feira (27/05), que 98% dos leitos de UTI estão ocupados. Além disso, 59% dos leitos de enfermaria estão em uso na cidade do interior de São Paulo.
De acordo com o Comitê, foram registrados 61 novos casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 9,7% de 628 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde do município, testados na busca ativa.
Considerando apenas os casos de sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 20,2% de 291 amostras. No total, foram registrados 20.969 casos em Araraquara.
Atualmente, 185 pacientes estão internados no município. Destes, 93 estão em enfermaria – 1 caso suspeito e 92 confirmados. E 92 pessoas estão na UTI, devido à Covid-19.
Os pacientes estão distribuídos nos hospitais da cidade: a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19; o Hospital São Paulo tem 31 pacientes; o Hospital São Francisco tem 27 pacientes; o Hospital de Campanha tem 53 pacientes; o Heab (Hospital Estadual de Américo Brasiliense tem 40 pacientes; e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 19 pacientes.
Alerta vermelho
A prefeitura da cidade alertou que, de acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos). Isso precisa acontecer por três dias consecutivos ou cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo.
Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.
O órgão municipal afirma que estabeleceu uma força tarefa para fiscalizar o comércio e impedir aglomerações no município. E pede que a população continue fazendo sua parte, evitando qualquer tipo de aglomeração e mantendo todas as medidas preventivas, entre elas, a mais eficaz, a utilização correta de máscaras, além do respeito à restrição noturna de circulação.