metropoles.com

Aquecimento pode expor 12 milhões de brasileiros a calor extremo

Pesquisa revela que ao menos 5 mil municípios sofrerão as consequências do aumento de temperatura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
sistema de combate de focos de incêndios na amazonia bombeiros sobrevoam áreas de queimadas próximo a Porto Velho em Rondonia
1 de 1 sistema de combate de focos de incêndios na amazonia bombeiros sobrevoam áreas de queimadas próximo a Porto Velho em Rondonia - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em modelagem computacional, a região Norte do Brasil apresentou níveis de temperatura que podem deixar 12 milhões de brasileiros expostos a condições fisiologicamente intoleráveis de calor, em 2100. De acordo com o texto, os mais pobres seriam os mais afetados.

O estudo foi publicado por cientistas brasileiros no periódico Communications Earth & Environment, nesta sexta-feira (1º/10). Segundo a pesquisa, o principal responsável pelo agravamento do calor são as queimadas.

Área destruída em incêndio equivale a cerca de 300 campos de futebol
1 de 3

Dois anos após o Dia do Fogo, as queimadas na região voltaram a quebrar recordes anuais. Em 2020, a Amazônia Legal registrou o maior índice dos últimos nove anos (150.783 focos de fogo), um valor 20% maior que no ano anterior e 18% maior que nos últimos cinco anos

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Área destruída em incêndio equivale a cerca de 300 campos de futebol

Reprodução/Tv Anhanguera

Enquanto o aumento na temperatura na América do Sul ficará entre 2 e 5,5 graus Celsius, na Amazônia essa mudança pode chegar a 11,5 graus Celsius a mais.

No total, 16% dos 5.565 municípios brasileiros, onde habitam 30 milhões de pessoas, poderão ser impactados pelo aquecimento. Entre esses habitantes, 12 milhões estão na região Norte do país.

O aumento na temperatura pode acarretar maior mortalidade, ao ocasionar doenças cardiovasculares, problemas psicológicos e sérias condições que afetam o fígado. Além disso, haverá consequências econômicas, principalmente na agricultura, uma vez que a capacidade de trabalho diminuirá significativamente.

Os pesquisadores alertam para a necessidade de melhoras no setor de saúde da região, além de outras estratégias para garantir que as populações mais vulneráveis recebam tratamentos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?