metropoles.com

Apple é condenada a pagar indenização por vender iPhone sem carregador

Decisão da Justiça de Goiás manda empresa pagar R$ 5 mil a consumidora que apresentou prova de venda casada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Apple
iphone 12 pro colors
1 de 1 iphone 12 pro colors - Foto: Divulgação/Apple

A Apple foi condenada a indenizar uma consumidora brasileira em R$ 5 mil por danos morais pela venda de celular iPhone sem carregador. A decisão da Justiça de Goiás considerou provas de venda casada, que ocorre quando a pessoa só consegue adquirir um produto se também levar outro, por não ser possível a utilização de uma entrada USB qualquer no carregador

Obtida pelo Metrópoles, a decisão é do juiz Vanderlei Caires Pinheiro, do 6º Juizado Especial Cível de Goiânia (GO), e foi proferida no dia 18 de abril.

O magistrado disse que a prática comercial é abusiva e ilegal, o que, na avaliação dele, viola o Código de Defesa do Consumidor. A Apple pode recorrer contra a decisão, mas não se manifestou até o momento.

“Quanto ao adaptador do carregador, entretanto, restou incontroverso nos autos que o referido bico carregador do aparelho celular tem designer diferenciado, qual seja USB-C, de forma que não é possível a utilização de uma entrada de USB qualquer”, disse o juiz.

De acordo com a decisão, “a Apple incidiu na prática de venda casada por dissimulação, já que, de forma implícita e indireta, obriga o consumidor a adquirir um segundo produto de sua fabricação exclusiva, sem o qual o produto principal não se presta ao fim a que se destina”.

A empresa, segundo as provas juntadas ao processo, não incluiu o adaptador de tomada em todos os seus celulares em outubro de 2020, após anunciar os novos iPhone 12.

A Apple afirmou que a decisão faz parte de “seus objetivos ambientais”, o que, na época, provocou críticas nas redes sociais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?