App de controle vacinal do SUS fica fora do ar e internautas reclamam
Além de dados médicos gerais, a plataforma Conecte SUS compila informações sobre vacinas e sintomas de Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O Conecte SUS, plataforma oficial de comunicação entre o cidadão brasileiro e o Sistema Único de Saúde, lançado em 2019, voltou a apresentar falhas nesta segunda-feira (30/8). Internautas que tentaram acessar as doses já tomadas e os certificados de vacinação – comprovantes de que o cidadão já se imunizou com as duas doses contra a Covid-19 – relataram instabilidades no aplicativo.
De acordo com comentários nas redes sociais, as doses já tomadas não constavam no sistema do SUS. O Conecte SUS reúne o histórico de saúde dos usuários das redes pública e privada, e funciona como uma caderneta de vacinação. Também é possível acompanhar pela plataforma os exames realizados em atendimentos de média e alta complexidade.
Veja os comentários feitos no Twitter:
Eu fui vacinada com dose única em São Caetano do Sul/SP. Meu marido tomou as doses no mesmo lugar e as vacinas dele aparecem no ConecteSUS. No meu cadastro, nada. Já fiz várias reclamações e nenhuma resposta. Se precisar de comprovante não tenho! @minsaude @jdoriajr
— Alessandra (@Alessan44836577) August 30, 2021
Entrei no conectesus e tá lá bonitinho as duas doses da minha mãe, da Paula só tem 1 mas a segunda ela tomou tem pouco tempo. Mas assim, eu to indo p segunda dose da pfizer ja já e nem a primeira dose tá lá. Sendo que eu e Paula nos vacinamos na mesma clínica da família.
— Patrícia Wang (@patricia_wang_) August 30, 2021
Recebi a primeira dose no dia 15/07 em Macaé-RJ e até hoje não há o registro no Conecte SUS.
Minha esposa recebeu a primeira dose em Ipatinga-MG em 30/07 e uma semana depois já apresentava o registro no aplicativo.
Houve algum problema com os registros em Macaé @welberthmacae?
— Rodrigo Paz 🇧🇷 (@Rodrigopaz80) August 30, 2021
Baixei o #conectesus e só está aparecendo a minha primeira dose, mas eu já tomei as duas doses…. O que eu faço? 🥺
— Rebeka ❤️🖤 (@Bekss1895) August 30, 2021
Tomei as duas doses na Clínica da Família Souza Marques, em Madureira, e não foi lançado no ConecteSUS. pic.twitter.com/NHHsPEulAP
— Airton Mendonça (@Airton_rj) August 30, 2021
O Metrópoles questionou o Ministério da Saúde sobre os erros apresentados na plataforma e a previsão para a normalização. Veja a íntegra da nota enviada pela pasta:
O Ministério da Saúde esclarece que a instabilidade apresentada na emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, no Conecte SUS Cidadão, foi solucionada e está disponível nos sistemas IOS e por meio do acesso web, no endereço conectesus.saude.gov.br. No entanto, as correções nos sistemas Android ainda não foram disponibilizadas pela loja. A pasta orienta aos usuários do sistema Android acessarem o Conecte SUS Cidadão pela Web.
A Pasta informa que o cidadão que não tiver seu registro disponível no aplicativo em até 10 dias após a data da imunização, deve procurar o local de vacinação, ou secretaria estadual ou municipal de saúde de sua região, para solicitar o registro. Para mais orientações, o usuário pode acessar o suporte no próprio aplicativo, através do menu “Fale com o Conecte SUS”.