Após voto que pode deixar Bolsonaro inelegível, Lula diz que “país mudou”
O ministro do TSE Benedito Gonçalves votou a favor da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nas redes sociais, que o “nosso país mudou” após apresentação do voto do ministro Benedito Gonçalves no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
a favor da condenação do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).
O julgamento no TSE analisa uma ação que poderá tornar o ex-presidente Bolsonaro inelegível pelos próximos oito anos. Os ministros passaram a analisar o caso na última semana e deverão tratar sobre o assunto até esta quinta-feira (29/6).
“O nosso país mudou. Está trocando o ódio pelo amor. Os interesses pessoais pelos coletivos. O Brasil quer voltar a ser grande. Acabar com a fome. Melhorar a qualidade da educação. E quem quiser construir esse país, estamos juntos”, escreveu o presidente Lula em sua conta no Twitter, sem fazer referência direta ao julgamento no TSE.
Fim da linha para Bolsonaro? Entenda o que está em jogo no julgamento desta terça
Inelegibilidade
Em seu voto, o ministro relator, Benedito Gonçalves, apresentou o seu entendimento sobre a reunião de Bolsonaro quando ainda era presidente com embaixadores de diversos países. Durante o encontro, o ex-mandatário atacou o processo eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas.
Para o magistrado, Bolsonaro cometeu abuso de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação, uma vez que utilizou o canal oficial da TV Brasil para transmitir as falas sobre o sistema eleitoral.