metropoles.com

Após voto contra Silveira, Mendonça vira traidor para bolsonaristas

Ministro do STF votou a favor da condenação do deputado federal Daniel Silveira (PTB) a inegibilidade, 8 anos e 9 meses de prisão e multa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O ministro do STF, André Mendonça, em sua sabatina no Senado. Ele fala num microfone, olhando para frente e usando terno - Metrópoles
1 de 1 O ministro do STF, André Mendonça, em sua sabatina no Senado. Ele fala num microfone, olhando para frente e usando terno - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Meses depois de ter sua posse no Supremo Tribunal Federal (STF) comemorada por bolsonaristas, o ministro “terrivelmente evangélico” André Mendonça passou a ser alvo de ataques de grupos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no Telegram, inconformados com seu voto favorável à condenação do deputado federal Daniel Silveira (PTB).

No julgamento realizado nessa quarta-feira (20/4), André Mendonça foi o terceiro a votar, acompanhando parcialmente o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Apesar de votar pela condenação do parlamentar, o ministro indicado por Bolsonaro sugeriu uma pena mais branda para Daniel Silveira, de 2 anos e 4 meses em regime aberto e uma multa de R$ 91 mil.

15 imagens
1 de 15

Reprodução/Telegram
2 de 15

Reprodução/Telegram
3 de 15

Reprodução/Telegram
4 de 15

Reprodução/Telegram
5 de 15

Reprodução/Telegram
6 de 15

Reprodução/Telegram
7 de 15

Reprodução/Telegram
8 de 15

Reprodução/Telegram
9 de 15

Reprodução/Telegram
10 de 15

Reprodução/Telegram
11 de 15

Reprodução/Telegram
12 de 15

Reprodução/Telegram
13 de 15

Reprodução/Telegram
14 de 15

Reprodução/Telegram
15 de 15

Reprodução/Telegram

Após o voto contrariando interesses de bolsonaristas que pediam a absolvição de Daniel Silveira e contavam com votos favoráveis de Mendonça e Kassio Nunes Marques, dois ministros indicados por Bolsonaro ao STF, o ex-ministro da Justiça passou a ser alvo de duras críticas no Telegram, um dos redutos de bolsonaristas nas redes sociais.

“Que grave ameaça seu terrivelmente corporativista?”, dizia uma das publicações compartilhadas, em referência à explicação de André Mendonça durante o voto. Ele considerou as atitudes de Silveira uma “grave ameaça”. “André Mendonça, filho da puta, deu uma facada pelas costas de (sic) cada brasileiro. Usou o nome de Jesus Cristo, o filho do Deus vivo, para chegar onde chegou, para agora fazer a vontade do demônio”, disse uma integrante do grupo Censura Livre.

Daniel Silveira (PTB) foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado, além do pagamento de multa de R$ 192,5 mil e a inelegibilidade. Dos 11 ministros que compõem a Corte, apenas Kassio Nunes Marques votou contra a condenação do parlamentar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?