metropoles.com

Após veto de Bolsonaro, Queiroga e Damares avaliarão caso dos absorventes

O presidente culpou o PT pela polêmica em torno do projeto para distribuição de absorventes: “É para desgastar”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
absorventes
1 de 1 absorventes - Foto: Pixabay

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, nesta quinta-feira (7/10), que a questão da pobreza menstrual no Brasil é “crônica” e mesmo com o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à distribuição gratuita de absorvente feminino e de outros cuidados básicos de saúde menstrual, o ministro afirmou que tratará da questão.

De acordo com Queiroga, o assunto será tratado em conjunto com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. “Na realidade, o que nós queremos são políticas públicas que não necessariamente sejam em função do Sistema Único de Saúde. Eu e a ministra Damares Alves vamos buscar alternativas de políticas públicas que não necessariamente venham por meio de legislação”.

“Nós entendemos que o Congresso Nacional fez isso com a melhor das intenções, né? A ministra [Damares] hoje já enviou um uma mensagem para mim. Nós vamos conversar para atender às pessoas em relação a isso”, completou.

Queiroga disse, ao ser questionado pelo Metrópoles: “É uma pauta que está em voga, queremos encontrar a melhor forma de contemplar dentro da questão orçamentária”.

O veto do presidente foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta. O Senado havia aprovado a criação do programa voltado à promoção de saúde menstrual em 15 de setembro.

E o PT?

Bolsonaro explicou que tema contraria o interesse público, “uma vez que não há compatibilidade com a autonomia das redes e estabelecimentos de ensino. Ademais, não indica a fonte de custeio ou medida compensatória”.

Mais tarde, em conversa com apoiadores, Bolsonaro afirmou: “É irresponsabilidade apresentar um projeto sem apontar a fonte de custeio. Isso é feito proposital, para desgastar. Por que o PT não fez isso quando estava no poder?”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?