Após uma semana de internação, Iris Rezende segue sem previsão de alta
Ex-prefeito de Goiânia foi submetido a uma cirurgia após um AVC hemorrágico; Iris respira sem auxílio de aparelhos
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O ex-governador de Goiás e ex-prefeito da capital goiana Iris Rezende, de 87 anos, completou uma semana de hospitalização nessa sexta-feira (13/8). Ele está internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI), desde o dia 6/8, quando sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH) e foi submetido a uma cirurgia no Hospital Neurológico de Goiânia.
Conforme boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa de Iris, “o quadro de saúde do ex-prefeito ainda é considerado grave, mas estável, evoluindo gradativamente”. Ele continua internado, em respiração espontânea, sem previsão de alta.
Após o procedimento cirúrgico, Iris ficou intubado por quatro dias. O político foi extubado na última terça-feira (10), para comemoração da família.
Em publicação na internet, a esposa e ex-deputada federal, Dona Iris, comemorou a notícia. De acordo com ela, o marido reconheceu as filhas e os médicos que estavam a sua volta. “Aleluia”, escreveu.
Fiquei feliz hoje.Íris foi extubado há meia hora e reconheceu filhas e médicos q estavam a sua volta.Graças a Deus.Aleluia!
— Dona Iris (@Gab_DonaIris) August 10, 2021
Dor de cabeça em casa
Iris passou mal em casa, no último dia 6, sentiu dores de cabeça e pediu para ser levado ao hospital. Ele chegou lúcido ao local, mas com quadro grave de hemorragia na parte temporal.
“Meu pai está cada dia melhor. Hoje foi uma vitória pra gente. Ele foi extubado, tranquilamente, sem nenhum problema”, conta Ana Paula.
A filha disse ainda que os médicos atribuem a boa recuperação de Iris ao histórico de bons hábitos alimentares e prática esportiva – ele é corredor. O susto, no entanto, segundo ela, foi grande. “Não lembro de ver meu pai doente”, diz.
Carreira
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, ele atuou na vida pública.
De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Iris foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.
De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Iris foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.