Após um ano de batalha judicial, elefante fica em santuário no Brasil
Até 2014 viajando com circo, animal de 57 anos estava em área inadequada por até 18 horas em zoológico de Ribeirão Preto
atualizado
Compartilhar notícia
A elefanta idosa Bambi ficará definitivamente no Santuário Elefantes Brasil, em Mato Grosso. A decisão foi publicada na terça-feira (3/8) após um ano de batalha judicial entre a ONG e o zoológico Parque Fabio Barreto, onde o animal morava.
Bambi tem aproximadamente 57 anos e viajou até 2014, quando foi apreendida pelo Ibama, em um circo que percorria o Brasil. Na ocasião, a elefanta foi transferida para o Zoológico de Leme, no Rio de Janeiro, e posteriormente para o Zoológico de Ribeirão Preto, em São Paulo. No local, ela permanecia até 18 horas presa em uma área minúscula e inadequada a sua espécie.
Após diversas denúncias, grupos de defesa dos animais se mobilizaram para pedir a transferência do animal. Apenas após a decisão judicial em segunda instância, Bambi foi transferida, em setembro de 2020. No entanto, a ação ainda dependia de julgamento do mérito da questão.
Na negociação, a ONG abriu mão do dano moral coletivo no valor de R$ 200 mil para que o zoológico aceitasse a transferência definitiva do animal.
“É um dia de felicidade para todos nós. Lutamos muito para que a Bambi tivesse um pouco da sua dignidade de volta”, disse a advogada do Fórum Animal, Ana Paula de Vasconcelos.