metropoles.com

Após tragédia, Vale suspende pagamento de bônus aos executivos

A mineradora também criou dois comitês para lidar com as consequências do desastre causado pelo rompimento da barragem de Brumadinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Cemig
Brumadinho 8
1 de 1 Brumadinho 8 - Foto: Divulgação/Cemig

Após reunião extraordinária, o conselho administrativo da mineradora Vale anunciou nesta segunda-feira (28/1) a adoção de medidas relacionadas ao rompimento da barragem de rejeitos que atingiu Brumadinho (MG), entre elas a suspensão do pagamento de bônus por participação nos resultados da companhia. O benefício é direcionado aos executivos da mineradora e costuma alcançar até 150% dos vencimentos fixos dos dirigentes.

Na reunião, também foi decidido que serão suspensos pagamentos de dividendos e juros sobre o capital próprio dos acionistas. A Vale informou, ademais, que neste meio tempo não vai negociar ações da empresa. As definições foram divulgadas em nota oficial da companhia.

A Vale anunciou, ainda, a formação de dois comitês para Assessoramento Extraordinário. O primeiro será dedicado a ajudar as vítimas e a recuperar a área atingida e foi nomeado “apoio e reparação”. O segundo, chamado de “apuração”, será voltado à investigação das causas do rompimento da barragem.

Os dois comitês serão formados por profissionais de fora da Vale nomeados por membros da mineradora.

Leia abaixo a íntegra da nota da Vale:

Vale informa sobre deliberações pelo Conselho de Administração em função do rompimento da Barragem I da Mina do Córrego do Feijão.

Em função do rompimento da Barragem I da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), a Vale informa que o Conselho de Administração, em reunião extraordinária, no dia 27.01.2019, deliberou as seguintes medidas de governança:

Com fundamento no Art. 15, §1º do Estatuto Social, constituiu dois Comitês Independentes de Assessoramento Extraordinário (“CIAE”) ao Conselho de Administração, coordenados e compostos por maioria de membros externos, independentes, de reputação ilibada e com experiência nos temas de que se ocuparão, a serem indicadas pelo Conselho.

O primeiro Comitê Independente será dedicado ao acompanhamento das providências destinadas à assistência às vítimas e à recuperação da área atingida pelo rompimento da barragem, de modo a assegurar que serão empregados todos os recursos necessários – “CIAE de Apoio e Reparação”.
O segundo Comitê Independente será dedicado à apuração das causas e responsabilidades pelo rompimento da barragem – “CIAE de Apuração”.

Adicionalmente, deliberou as seguintes mudanças no sistema de remuneração e incentivos:
A suspensão da Política de Remuneração aos Acionistas e, consequentemente, o não pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio, bem como qualquer outra deliberação sobre recompra de ações de sua própria emissão; e

Suspensão do pagamento de remuneração variável aos executivos.

O Conselho de Administração permanece em prontidão e acompanhando a evolução dos eventos relativos ao rompimento da barragem e tomará as medidas adicionais necessárias.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?