Após touro de ouro, vaca magra é instalada em frente à Bolsa em SP
A estátua foi feita pela artista cearense Márcia Pinheiro. A vaca magra fica no mesmo lugar do touro de ouro, que foi removido
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A escultura de uma vaca magra amarela foi instalada em frente ao prédio da Bolsa de Valores, a B3, no Centro de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9/12).
A intervenção foi feita pela artista Márcia Pinheiro. A cearense publicou fotos da obra em suas redes sociais. No Instagram, ela escreveu: “Vaca Magra chega em São Paulo”.
A vaca magra da Bolsa de Valores foi colocada no mesmo lugar onde havia sido instalado, em novembro, o Touro de Ouro. A estátua, que causou polêmica, foi posteriormente removida pela prefeitura por falta de autorização e por ser de cunho publicitário.
A artista Márcia Pinheiro diz, em suas redes, que faz intervenções urbanas de cunho social há 10 anos, instalando vacas magras em diversas cidades brasileiras com o intuito de chamar a atenção para a seca no Nordeste brasileiro.
Touro de ouro
Em 23 de novembro, a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) de São Paulo, decidiu remover a estátua do touro de ouro que foi instalada em frente à Bolsa de Valores. Também foi aplicada multa no valor de R$ 38 mil por falta de licença.
O colegiado entendeu que a escultura possui caráter publicitário e não tem licença urbanística. Isso porque a estátua está associada a uma das marcas do seu idealizador, Pablo Spyer, que é sócio da XP Investimentos e presidente da empresa de educação financeira Vai Tourinho.