metropoles.com

Após timidez em 1º turno, Lula turbina redes sociais e eventos para 2º

Presidente já se dedica mais ao segundo turno, após desempenho do PT desapontar em várias partes do país, como São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert
Lula e o candidato do PT em Fortaleza, Evandro Leitão - Metrópoles
1 de 1 Lula e o candidato do PT em Fortaleza, Evandro Leitão - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert

Cobrado por aliados pela tímida participação no primeiro turno das eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai empregar mais esforço nestas semanas até a segunda rodada eleitoral, em 27 de outubro.

Os trabalhos já começaram. Na quinta-feira (10/10), o titular do Planalto deixou a manhã livre com objetivo de gravar materiais para algumas campanhas, como a do candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSol).

Os vídeos com Lula deverão ser distribuídos, principalmente, nas redes sociais, após o desempenho do PT no primeiro turno desapontar. Em entrevista, o chefe do Executivo federal admitiu ser necessário “rediscutir o papel” da legenda e que a sigla não se saiu bem no primeiro turno em São Paulo.

Além do estado que abriga o maior colégio eleitoral do país, o petista mira outras unidades da Federação. Na sexta-feira (11/10), esteve no “megacomício” de Evandro Leitão (PT), que concorre ao comando de Fortaleza (CE). Após o ato, Lula embarcou para Belém (PA) a fim de se encontrar com o candidato emedebista à prefeitura paraense, Igor Normando.

O presidente também é esperado em eventos de campanha de Boulos, em São Paulo. Na próxima semana, ele tem viagem marcada ao estado.

O titular do Planalto admitiu “uma participação mais acanhada” no primeiro turno, mas atribuiu isso à posição de presidente. “Tenho base ampla no Congresso, eles estão disputando eleições, não vou comprar briga em uma cidade e depois no Congresso virar adversário”, justificou Lula, em entrevista à rádio O Povo/CBN de Fortaleza.

Apesar de dizer que a eleição de prefeitos não impacta tanto a presidencial, em 2026, o presidente dá sinais de que se dedicará mais a essa segunda rodada do pleito. Há foco também em derrotar o bolsonarismo.

Em cinco capitais, existe confronto direto entre PT e PL, partido do ex-presidente. Em demais cidades de interesse, como Belém, que será a sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), o chefe do Executivo federal deseja vincular sua imagem aos candidatos alinhados com o PT.

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?