metropoles.com

Senado reforça segurança até dia da posse de Lula na Esplanada

Senado Federal reforça segurança e proíbe entrada de visitantes até o final de semana. Acesso de entregadores também foi proibido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Imagem colorida da fachada do Congresso Nacional, em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da fachada do Congresso Nacional, em Brasília - Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Após a tentativa de atentado terrorista em Brasília no fim de semana, a Polícia do Senado Federal reforçou as medidas de segurança no edifício até o próximo dia 1º de janeiro, data da posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (26/12), a Polícia do Senado informa que as medidas foram tomadas “diante dos últimos acontecimentos e da necessidade de reforço de segurança no perímetro da Praça dos Três Poderes”.

De acordo com as regras, todas as pessoas que entrarem no edifício deverão passar pelo raio-X e por detectores de metal. A medida vale para servidores, funcionários terceirizados e prestadores de serviço. Além disso, a entrada de visitantes ficará proibida até o final da semana.

O acesso de entregadores de alimento ou de motoristas de aplicativo ao local será proibido. De acordo com a Polícia do Senado, entregas de alimento e desembarque de passageiros deverão ser realizados na área externa do Senado.

A entrada de clientes de agências bancárias localizadas no edifício também será proibida nos próximos dias. “Apenas senadores, servidores, profissionais terceirizados e estagiários poderão utilizá-las”, informou o órgão.

As medidas de segurança também foram reforçadas nas dependências da Câmara dos Deputados. Todas as pessoas que acessarem o prédio deverão passar pelo raio-X e detector de metais.

Tentativa de ataque terrorista

No feriado de Natal, um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) planejou explodir uma bomba no Aeroporto Internacional de Brasília. O terrorista doméstico foi preso e identificado como George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos. Ele disse em depoimento à polícia que estava “preparado para matar ou para morrer”.

O terrorista tentou detonar uma bomba, que foi encontrada perto de um caminhão-tanque nas proximidades do terminal aéreo.

Além disso, um objeto explosivo foi encontrado no Gama, região administrativa de Brasília, no domingo (25/12). Havia ainda, entre os itens achados, coletes balísticos e capas. O esquadrão de bombas foi ao local na noite de Natal para realizar procedimentos técnicos e fez a detonação controlada do material por volta das 22h30.

Após os episódios violentos, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o esquema de segurança para a posse de Lula será revisto. “Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá”, escreveu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?