metropoles.com

Após sucessivos erros, Weintraub cria programa para alfabetização

A portaria com a criação do programa foi publicada nesta sexta-feira (21/02/2020), no Diário Oficial da União (DOU)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
Bolsonaro 400 Dias
1 de 1 Bolsonaro 400 Dias - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, lançou um programa para melhorar a alfabetização no país. Chamado Tempo de Aprender, o programa vai fomentar a leitura na educação básica.

A portaria com a criação do programa foi publicada nesta sexta-feira (21/02/2020), no Diário Oficial da União (DOU). O reforço na alfabetização ocorre após o ministro ser alvo de críticas por sucessivos erros de português.

O programa será em quatro eixos e atingirá todas as escolas públicas do Brasil. O Ministério da Educação quer fortalecer a formação continuada de professores, por exemplo, com a oferta de bolsas de intercâmbio.

Além disso, o governo disponibilizará o sistema on-line com recursos pedagógicos e materiais para suporte à alfabetização. O MEC liberará recursos financeiros para o custeio das despesas. O montante será divulgado em resolução própria.

Dentro do programa, haverá o “aprimoramento” do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Os estudantes serão avaliados, por exemplo, na fluência em leitura. Os parâmetros seguirão o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“São objetivos do Programa Tempo de Aprender elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização, da literacia e da numeracia, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de abordagens cientificamente fundamentadas”, escreveu Weintraub na portaria.

O programa atenderá, também, a meta 5 do Plano Nacional de Educação, que determina que todas as crianças, no máximo, até os 8 anos de idade durante os cinco primeiros anos do plano.

“O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no âmbito das suas competências, atuará no sentido de contribuir com a implementação da formação de professores alfabetizadores e da educação infantil e gestores das redes estaduais, municipais e distrital de educação e da capacitação de todos os atores que necessitem utilizar seus sistemas”, conclui o texto.

Erros
Weintraub se tornou alvo de críticas ao cometer diversos erros de português. Ele, por exemplo, escreveu “suspenção” (suspensão) e “paralização” (paralisação).

No início de janeiro, o ministro cometeu outro erro em uma postagem. Ao comentar um tuíte do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o ministro escreveu “imprecionante” (impressionante).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?