metropoles.com

Após STF, servidores do MP reivindicam reajuste de 18% no salário

Ministério Público buscará equiparar a correção no vencimento de seus procuradores, promotores e servidores com o dos ministros do Supremo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
MPF BA
1 de 1 MPF BA - Foto: Divulgação

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovar um reajuste de 18% no salário dos magistrados, o Ministério Público vai buscar equiparar a correção no vencimento de seus procuradores, promotores e servidores com a dos ministros da Suprema Corte.

Na última semana, o Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) aprovou a proposta orçamentária que incluía um reajuste de 13,5%. Como o valor referendado pelo Supremo foi maior, o órgão pretende elevar o percentual ao mesmo patamar.

A proposta segue o princípio de paridade que concede a servidores do Judiciário e MP salários equiparáveis. Caso aprovado, o aumento deve ser pago em quatro parcelas entre 2023 e 2024.

A expectativa do Conselho era de que o Supremo também determinasse o valor de 13,5%, mas a Corte acabou aprovando um acréscimo cerca de um terço maior. A assessoria do MPF afirmou que o aumento não terá impacto grande no orçamento previsto para o próximo ano, que é de R$ 8 bilhões para Ministério Público da União (MPU) e R$ 5,1 bilhões para o MPF.

As propostas ainda precisam passar pelo Conselho de Assessoramento Superior do MPF e serem chanceladas pelo Congresso Nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?