metropoles.com

Após sentença, familiares de vítimas da Boate Kiss fazem homenagens

Associações de familiares das vítimas acompanharam os 10 dias de julgamento e, ao final do processo, comemoraram o resultado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Boate Kiss familiares de vítimas
1 de 1 Boate Kiss familiares de vítimas - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após a condenação dos quatro réus processados pela tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), familiares e amigos dos 242 mortos e das mais de 600 outras vítimas prestaram homenagens.

O julgamento teve duração de 10 dias, e ocorreu no Foro Central de Porto Alegre. No fim de sexta-feira (10/12), jurados decidiram que os quatro acusados são culpados. As penas vão de 18 a 22 anos de prisão.

Associações de familiares das vítimas acompanharam os 10 dias de julgamento e, ao final do processo, comemoraram o resultado. Integrantes do grupo Kiss, Que Não se Repita compareceram ao local.  Eles levaram um banner com a frase “242 motivos para exigir justiça” e os nomes de todos os mortos na tragédia.

Além disso, nas redes sociais, membros da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) compartilharam imagens emocionantes feitas após o julgamento.

Integrantes do grupo se abraçaram e fizeram um círculo, de mãos dadas. Os nomes de todas as vítimas foram recitados em seguida. “Nesses quase 9 anos, enfim um abraço menos dolorido”, comentou um membro da associação, nas redes sociais.

A justiça foi feita. Porém, o vazio deixado pelas 242 vítimas nunca será esquecido pelas famílias. Força!”, escreveu outro participante do grupo.

Veja a publicação:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por AVTSM (@avtsm27)

Pena

Os quatro réus foram julgados no Rio Grande do Sul por 242 homicídios consumados e 636 tentativas.

São eles Elissandro Callegaro Spohr, o Kiko, 38 anos, sócio da boate, condenado a 22 anos e seis meses de prisão; Mauro Lodeiro Hoffmann, 56 anos, também sócio da casa, condenado a 19 anos e seis meses; Marcelo de Jesus dos Santos, 41 anos, integrante da banda Gurizada Fandangueira; e Luciano Augusto Bonilha Leão, 44 anos, produtor musical da banda; ambos condenados a 18 anos de reclusão.

4 imagens
Banca de defesa no julgamento da Boate Kiss
Depoente Venâncio Anschau
Cristiane dos Santos Clavé é mais uma sobrevivente da tragédia
1 de 4

Jean Severo se irritou com testemunha que não quis responder pergunta

Reprodução/YouTube
2 de 4

Banca de defesa no julgamento da Boate Kiss

Reprodução/YouTube
3 de 4

Depoente Venâncio Anschau

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul/Reprodução
4 de 4

Cristiane dos Santos Clavé é mais uma sobrevivente da tragédia

Divulgação/TJRS
Tragédia deixou 242 mortos e mais de 600 feridos

Casa noturna tradicional de Santa Maria, cidade de quase 300 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul, a Boate Kiss recebeu centenas de jovens em 27 de janeiro de 2013. Estavam previstos dois shows ao vivo.

O primeiro, de uma banda de rock, aconteceu normalmente. Depois, foi a vez da Gurizada Fandangueira. A casa tinha capacidade oficial para 690 pessoas e estava superlotada: tinha entre 800 e mil pessoas.

O guitarrista da banda, Rodrigo Lemos, relatou que o fogo começou depois que um sinalizador foi aceso. Ele disse que os colegas de banda logo tentaram apagar o incêndio, mas que o extintor não teria funcionado. Um dos integrantes da banda, o gaiteiro Danilo Jaques, morreu no local.

Naquela trágica noite, as faíscas do sinalizador atingiram o teto revestido de uma espuma que servia como isolamento acústico. Em pouco tempo, o fogo se espalhou pela pista de dança e logo tomou todo o interior da boate. De acordo com os bombeiros, a fumaça altamente tóxica e de cheiro forte provocou pânico. Aí começou a tragédia.

Ainda sem saberem do que se tratava, seguranças tentaram impedir a saída antes do pagamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?