Após Sansão gigante, Senado faz tour inclusivo com Turma da Mônica
Estudantes serão acompanhados pelos personagens Luca e Dorinha em tour pelo Congresso Nacional para conscientizar sobre deficiências
atualizado
Compartilhar notícia
O Senado Federal realiza, nesta quarta-feira (6/12), um tour inclusivo pelo Congresso Nacional junto aos personagens Luca e Dorinha, da Turma da Mônica. A ação é uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções e faz parte da 17ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
As visitas acompanhadas serão feitas em quatro horários, saindo do Anexo 2 do Senado Federal: 9h30, 10h30, 14h30 e 15h30. Os personagens Luca e Dorinha vão conversar e tirar foto com as crianças durante o tour, em cubos posicionados no Salão Negro e na Praça das Abelhas.
Ao fim do passeio, os estudantes recebem a revista em quadrinhos “Um amiguinho diferente”, que conta a história de um personagem com autismo, chamado André.
Luca é uma criança, de 7 anos, que usa cadeira de rodas e gosta de jogar basquete. Já Dorinha é cega, tem a mesma idade, conta com seu cão-guia, Radar, e acompanha a moda.
O coelho Sansão instalado no Senado Federal tem 11,5 metros e permanecerá no local até 10 de dezembro. O coelho gigante, feito de material inflável, segura o cordão de girassol, símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas, ou seja, que não são perceptíveis de imediato. É o caso do transtorno do espectro autista (TEA), por exemplo.
Fora a instalação do Sansão, a atividade conta com outras ações, que, além de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, marcam os 60 anos da personagem Mônica, criada por Mauricio de Sousa.
Também na quarta, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado lançará o Plano de Acessibilidade do Senado Federal, uma cartilha sobre atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista.