metropoles.com

Após reunião com Peña, Lula fala em “rediscutir” tarifas de Itaipu

Presidente do Paraguai, Santiago Peña veio ao Brasil para agenda de trabalho e foi recebido no Itamaraty, em meio a impasse sobre Itaipu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Secom/PR
imagem colorida Lula e santiago peña - metrópoles
1 de 1 imagem colorida Lula e santiago peña - metrópoles - Foto: Secom/PR

A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, acabou sem resolução sobre a tarifa cobrada pela energia da usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Em pronunciamento conjunto, nesta segunda-feira (15/1), Lula afirmou existir “divergências”.

“Disse ao companheiro que vamos rediscutir a questão das tarifas da Itaipu. Nós temos divergência na tarifa, mas estamos dispostos a encontrar solução conjuntamente e, nos próximos dias, vamos voltar a fazer reunião”, afirmou o chefe do Executivo brasileiro.

Lula e Peña tentaram avançar no acordo para fixar um valor, sem consenso desde o ano passado. O governo paraguaio defende o aumento de preços, enquanto o Brasil quer a redução ou uma manutenção do atual valor.

O petista, então, disse ser um “ano primoroso para Paraguai e Brasil, porque finalmente terminamos de pagar a dívida de Itaipu, feita há 50 anos. E temos condições de usar os recursos para melhorar qualidade de vida do povo do Paraguai e do Brasil”.

Lula também falou pela boa relação entre os países e disse que o “Brasil precisa ir a Assunção”, além de prever uma ida a Porto Murtinho (MS) para ver a Ponte da Integração entre os territórios.

Apesar de prever uma “relação mais harmoniosa, profissional e política entre dois países”, o presidente brasileiro afirmou torcer para que “na próxima reunião possamos dizer o que aconteceu de fato e o acordo que fizemos”.

Usina de Itaipu

Brasil e Paraguai dividem, por igual, a energia elétrica produzida na usina, mas o Brasil consome mais que o país vizinho e compra o excedente. Por isso, é do interesse do governo paraguaio um aumento da tarifa, o que afetaria as contas brasileiras.

Peña chegou por volta das 11h40 para agenda no Palácio Itamaraty, seguido de almoço. Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) também participaram do encontro.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não esteve presente em função da viagem ao Fórum Econômico de Davos. Ele foi representado pelo ministro substituto, Arthur Cerqueira Valério.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?