metropoles.com

Após reunião com ministros, governadores propõem medidas para Amazônia

Representantes do governo federal discutem forma de proteger a floresta. O encontro é realizado em Belém, no Pará

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Divulgaçāo Ministério da Agricultura
Reuniāo dos Governadores da Amazônia Oriental com o Governo Federal
1 de 1 Reuniāo dos Governadores da Amazônia Oriental com o Governo Federal - Foto: Foto: Divulgaçāo Ministério da Agricultura

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), apresentou ao governo federal cinco medidas para proteger a Floresta Amazônica. Entre as propostas está a definição de áreas prioritárias para prevenção e controle de crimes, a criação da sala de situação para emergências ambientais e a organização do fluxo de dados em tempo real.

Nesta segunda-feira (02/09/2019), cinco ministros se reuniram com governadores de estados que formam a Amazônia Legal. Barbalho sinalizou que é preciso planejar em longo prazo ações que coíbam queimadas e desmatamento. O encontro é realizado em Belém, no Pará.

“O que acontece neste ano se difere pela ampliação dos registros, porém, não é possível afirmar que os incêndios e as queimadas na Amazônia tenham começado neste ano”, pontuou o governador anfitrião.

Fiscalização e ajuda financeira internacional também foram temas do debate. “Esses são pontos centrais que podem potencializar o agronegócio e, ao mesmo tempo, impedir o crescimento desordenado e ilegal na Amazônia”, acrescentou o governador.

Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil; Ricardo Salles, do Meio Ambiente; Fernando Azevedo, da Defesa; Tereza Cristina, da Agricultura; Pecuária e Abastecimento; e Jorge Oliveira, da Secretaria Geral da Presidência, participam do evento.

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), defendeu a criação de uma agenda única entre os estados. “Essa pode ser uma oportunidade única para nós estabelecermos uma agenda permanente para criar ações de combate, monitoramento e punição”, explicou.

Nesta terça-feira (03/09/2019), a comitiva do governo federal segue para Manaus, onde as tratativas continuam. Na sexta-feira (06/09/2019), líderes de países sul-americanos vão discutir uma política única de preservação da Amazônia e de exploração sustentável da região.

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o encontro ocorre em Leticia, cidade colombiana que faz fronteira com o Brasil em Tabatinga, no Amazonas.

Veja as propostas apresentadas pelos governadores:

  • Definição de áreas prioritárias para prevenção e controle de crimes;
  • Criação de polos de justiça agroambiental integrada para que os crimes ambientais sejam punidos;
  • Criação da sala de situação para emergências ambientais na Amazônia Legal;
  • Organização de um fluxo de informações em tempo real;
  • Fortalecimento do Fundo Amazônia para executar as ações planejadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?