Após reunião com Lula, Leite fala em “descompasso” em ações para o RS
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reuniu-se com o presidente Lula nesta quarta-feira (21/8) em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desta quarta-feira (21/8), no Palácio do Planalto, em Brasília. Após o encontro, o chefe do Executivo gaúcho afirmou que sai “com otimismo”, mas acredita que existe um “descompasso” entre as ações de socorro anunciadas pelo governo federal e o que está sendo, efetivamente, entregue.
“A conversa foi boa, o presidente ouviu atentamente, vejo muito boa vontade, disposição. Continuo tendo divergências, uma visão de que alguns temas poderiam avançar mais rapidamente, mas saio com otimismo da reunião, com a expectativa de que sejam tomadas as medidas por parte do governo”, ressaltou o governador.
Na semana passada, durante visita ao Rio Grande do Sul, o presidente e o governador trocaram críticas públicas. Em entrevista a Rádio Gaúcha Lula afirmou que Leite “nunca está contente” e “deveria agradecer”.
Nesta quarta, o governador voltou a fazer referência à declaração do titular do Planalto. “Faço agradecimento, mas eu não deixo de demandar, reclamar, criticar, se for o caso”, disse Leite.
“Entendo que meu papel, como governador de um estado que enfrentou uma grave calamidade, precisa de todo o apoio, teve apoio, está tendo apoio, mas o que tenho mostrado é: tem um descompasso entre o apoio que é anunciado e o que está se efetivando lá na ponta”, disse.
“Eu não faço a crítica para que seja, o governo, fustigado. Eu faço a crítica para que ajustem, melhorem, aprimorem e entreguem, portanto, à população, o que eles mesmo se propõem”, complementou o governador.
A reunião tratou de assuntos como o programa de manutenção do emprego e renda no estado e o socorro aos produtores do agronegócio.