metropoles.com

Após recuo em nomeação no ministério, tag #MoroBundaMole bomba

Ministro nomeou cientista política Ilona Szabó, mas cedeu a pressões de grupos bolsonaristas na internet para exonerá-la

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
REUNIÃO COM OS GOVERNADORES ONDE APRESENTA O PROJETO DE LEI ANTICRIME.
1 de 1 REUNIÃO COM OS GOVERNADORES ONDE APRESENTA O PROJETO DE LEI ANTICRIME. - Foto: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O recuo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em nomear a cientista política Ilona Szabó como integrante do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) virou motivo de piada nas redes sociais. Lançada pelo ator “autoproclamado presidente da República” José de Abreu, a tag #MoroBundaMole chegou, em pouco tempo, à lista de assuntos mais comentados do Twitter. Até o fechamento desta edição, já eram mais de 20,5 mil tuítes.

A tag ironiza o fato de o ministro, em nota curta divulgada no início da noite desta quinta-feira (28/2), elogiar as qualidade de Ilona, mas alegar “repercussões negativas” para exonerá-la. Na nota, Moro ainda pediu “escusas” à cientista política.

A decisão de cancelar a nomeação de Ilona Szabó se deu por conta da pressão da rede bolsonarista, já que a cientista política é crítica ao decreto que facilita a posse de armas, atacou o pacote Anticrime de Moro e, durante a campanha eleitoral, aderiu ao movimento #EleNão, contrário à eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?