Após recuo em nomeação no ministério, tag #MoroBundaMole bomba
Ministro nomeou cientista política Ilona Szabó, mas cedeu a pressões de grupos bolsonaristas na internet para exonerá-la
atualizado
Compartilhar notícia
O recuo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em nomear a cientista política Ilona Szabó como integrante do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) virou motivo de piada nas redes sociais. Lançada pelo ator “autoproclamado presidente da República” José de Abreu, a tag #MoroBundaMole chegou, em pouco tempo, à lista de assuntos mais comentados do Twitter. Até o fechamento desta edição, já eram mais de 20,5 mil tuítes.
A tag ironiza o fato de o ministro, em nota curta divulgada no início da noite desta quinta-feira (28/2), elogiar as qualidade de Ilona, mas alegar “repercussões negativas” para exonerá-la. Na nota, Moro ainda pediu “escusas” à cientista política.
A decisão de cancelar a nomeação de Ilona Szabó se deu por conta da pressão da rede bolsonarista, já que a cientista política é crítica ao decreto que facilita a posse de armas, atacou o pacote Anticrime de Moro e, durante a campanha eleitoral, aderiu ao movimento #EleNão, contrário à eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL).