Após receber título, Lewis Hamilton posa com boné da sigla “CPX”
Piloto da Fórmula 1 foi condecorado como Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil e se encontrou com ativistas negros
atualizado
Compartilhar notícia
O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu, nesta segunda-feira (7/11), o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil, em cerimônia realizada no plenário da Câmara dos Deputados. O britânico também participou de um encontro com ativistas negros na Embaixada Britânica.
Entre as lideranças que se encontraram com Hamilton, estava o comunicador Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, projeto de jornalismo comunitário. Ele presenteou o piloto com um boné com a sigla “CPX”, que se popularizou depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter usado o adereço em um comício no Complexo do Alemão.
As três letras significam “complexo” e são usadas para se referirem às favelas cariocas. De acordo com Rene, Hamilton também pediu um exemplar do jornal.
Projeto Comprova – “CPX” em boné de Lula significa complexo e não tem relação com facção
Veja a publicação:
O encontro aconteceu! Obrigado, @LewisHamilton por ouvir um pouco da minha história e ainda fez questão de levar o jornal. Perguntou o significava Voz das Comunidades e também CPX no boné que entreguei. pic.twitter.com/RwehL6Wrn3
— Rene Silva 🇧🇷 (@eurenesilva) November 7, 2022
Outra ativista que participou do encontro foi Anielle Franco, irmã da vereadora assassinada Marielle Franco. “Disse que já tinha lido e ouvido falar sobre a Mari!”, escreveu a educadora sobre o piloto.
Além de lindo, disse que já tinha lido e ouvido falar sobre a Mari!
Sir Lewis Hamilton ✊🏾❤️🫠🙏🏾🙌🏾 pic.twitter.com/2cr8lmZNnE
— Anielle Franco (@aniellefranco) November 7, 2022
Cerimônia no Congresso Nacional
“Muito obrigado por essa recepção maravilhosa. Eu estou realmente impressionado pelo amor e afeição que vocês têm me mostrado ao longo desses anos. Não sabia o que esperar hoje, mas realmente vendo todos vocês me deu uma energia que é maravilhosa. Muito obrigado, do fundo do meu coração”, disse o piloto ao receber o título.
O piloto também lembrou da importância do ídolo do automobilismo brasileiro Ayrton Senna na construção da sua carreira. “Tenho grandes memórias sobre o Brasil antes mesmo de ter a oportunidade de vir para cá. Dedico a homenagem a Senna e seus familiares. Quando eu o vi correr aos cinco anos de idade tive a certeza de que queria ser um campeão mundial”, contou.
Hamilton é o primeiro piloto do automobilismo a receber o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil. O pedido foi aprovado em 9 de junho pelos deputados e foi motivado pela estreita relação que o piloto mantém com o Brasil.
No ano passado, após vencer o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, ele repetiu o gesto que o ídolo dele, Ayrton Senna, havia feito exatamente 30 anos antes, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira do Brasil. Ele havia disputado a corrida com um capacete especial com as cores da Bandeira Nacional em homenagem a Senna, sua maior inspiração.
Em seu parecer, deputado André Figueiredo (PDT-CE) destacou o gesto de Hamilton em homenagem a Senna: “As muitas causas que ele abraça são a cara do Brasil. Por exemplo, igualdade racial, meio ambiente, empregabilidade da juventude… Tudo isso nós defendemos. Por isso, acho que as causas dele são muito parecidas com as nossas. E são pessoas como ele que nós temos orgulho de chamar de conterrâneo”, afirmou.