metropoles.com

Após receber título, Lewis Hamilton posa com boné da sigla “CPX”

Piloto da Fórmula 1 foi condecorado como Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil e se encontrou com ativistas negros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rene Silva/Reprodução
lewis hamilton boné cpx rené silva voz das comunidades
1 de 1 lewis hamilton boné cpx rené silva voz das comunidades - Foto: Rene Silva/Reprodução

O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu, nesta segunda-feira (7/11), o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil, em cerimônia realizada no plenário da Câmara dos Deputados. O britânico também participou de um encontro com ativistas negros na Embaixada Britânica.

Entre as lideranças que se encontraram com Hamilton, estava o comunicador Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, projeto de jornalismo comunitário. Ele presenteou o piloto com um boné com a sigla “CPX”, que se popularizou depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter usado o adereço em um comício no Complexo do Alemão.

As três letras significam “complexo”  e são usadas para se referirem às favelas cariocas. De acordo com Rene, Hamilton também pediu um exemplar do jornal.

Projeto Comprova – “CPX” em boné de Lula significa complexo e não tem relação com facção

Veja a publicação:

Outra ativista que participou do encontro foi Anielle Franco, irmã da vereadora assassinada Marielle Franco. “Disse que já tinha lido e ouvido falar sobre a Mari!”, escreveu a educadora sobre o piloto.

Cerimônia no Congresso Nacional

Muito obrigado por essa recepção maravilhosa. Eu estou realmente impressionado pelo amor e afeição que vocês têm me mostrado ao longo desses anos. Não sabia o que esperar hoje, mas realmente vendo todos vocês me deu uma energia que é maravilhosa. Muito obrigado, do fundo do meu coração”, disse o piloto ao receber o título.

O piloto também lembrou da importância do ídolo do automobilismo brasileiro Ayrton Senna na construção da sua carreira. “Tenho grandes memórias sobre o Brasil antes mesmo de ter a oportunidade de vir para cá. Dedico a homenagem a Senna e seus familiares. Quando eu o vi correr aos cinco anos de idade tive a certeza de que queria ser um campeão mundial”, contou.

Hamilton é o primeiro piloto do automobilismo a receber o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil. O pedido foi aprovado em 9 de junho pelos deputados e foi motivado pela estreita relação que o piloto mantém com o Brasil.

No ano passado, após vencer o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, ele repetiu o gesto que o ídolo dele, Ayrton Senna, havia feito exatamente 30 anos antes, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira do Brasil. Ele havia disputado a corrida com um capacete especial com as cores da Bandeira Nacional em homenagem a Senna, sua maior inspiração.

Em seu parecer, deputado André Figueiredo (PDT-CE) destacou o gesto de Hamilton em homenagem a Senna: “As muitas causas que ele abraça são a cara do Brasil. Por exemplo, igualdade racial, meio ambiente, empregabilidade da juventude… Tudo isso nós defendemos. Por isso, acho que as causas dele são muito parecidas com as nossas. E são pessoas como ele que nós temos orgulho de chamar de conterrâneo”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?