Após receber recursos, PF diz ter normalizado emissão de passaportes
Com falta de recursos financeiros, a Polícia Federal suspendeu a emissão do documento em novembro deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) anunciou que a emissão de passaportes foi normalizada, nesta segunda-feira (26/12), após recomposição orçamentária. A expedição do documento estava represada desde novembro e conta com 100 mil cadernetas que aguardam regularização.
Na última sexta-feira (23/12), foi sancionado um projeto de lei que liberou aproximadamente R$ 31,5 milhões para a retomada da emissão de passaportes pela Polícia Federal. Entretanto, a corporação informa que a entrega dos documentos acontecerá de forma gradual.
Para conferir se o seu passaporte está pronto, é necessário acessar o status da solicitação e se dirigir a um posto de entrega se o documento estiver “disponível para entrega”.
Crise dos passaportes
Em novembro, a Polícia Federal informou a suspensão de passaportes por falta de recursos. “A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”, comunicou à PF, por meio de nota.
Apesar da falta de orçamento, o agendamento on-line e o atendimento nos postos da Polícia Federal não foram afetados.
Para emitir o documento de viagem, o cidadão deve cumprir uma série de trâmites burocráticos e desembolsar R$ 257,25, que são destinados ao Tesouro Nacional.