metropoles.com

Após protestos, mostra com temática LGBT é cancelada

Exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, em Porto Alegre (RS), foi acusada de blasfêmia nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Mostra
1 de 1 Mostra - Foto: Reprodução/Facebook

A mostra “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, que estaria em cartaz no Santander Cultural, em Porto Alegre, entre os dias 15 de agosto e 8 de outubro, foi cancelada por causa da insatisfação de alguns dos frequentadores, que acusaram a exposição de blasfêmia em redes sociais.

De acordo com o Santander Cultural, a exposição havia sido montada “para nos fazer refletir sobre os desafios que devemos enfrentar em relação a questões de gênero, diversidade, violência”.

Com curadoria de Gaudêncio Fidelis, a mostra tinha ao todo 270 trabalhos de 85 artistas que abordavam a temática LGBT, questões de gênero e de diversidade. Entre os artistas, havia nomes consagrados como Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Clóvis Graciano, Ligia Clark e Leonilson. A mostra foi viabilizada pela captação de R$ 800 mil por meio da Lei Rouanet.

Um dos vídeos difundidos que protestavam contra a exposição citava o artigo 208 do Código Penal: “Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso”.

Em seguida, alguém corrige o manifestante, lembrando que o Brasil é laico. A postagem, feita na quinta-feira (9/9), obteve mais de 11 mil compartilhamentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?