metropoles.com

Após proposta do TRT, metroviários de São Paulo suspendem greve

Após a decisão, tomada em assembléia, os trabalhadores do Metrô devem retornar ao trabalho imediatamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
metro-sp-scaled-1
1 de 1 metro-sp-scaled-1 - Foto: Reprodução

São Paulo – O Sindicato dos Metroviários de São Paulo aprovou, em votação on-line na noite desta quarta-feira (19/5), a proposta de conciliação do Tribunal Regional de Trabalho (TRT) e suspendeu a greve do Metrô.

Com o cancelamento, o transporte sobre trilhos voltará a funcionar normalmente a partir desta quinta (20/5). As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, administradas pelo governo estadual, paralisaram à 0h desta quarta.

A operação foi feita parcialmente ao longo do dia, com exceção da linha 15-Prata, que permaneceu fechada.

“Os trabalhadores buscaram a negociação em todos os momentos. Por conta da intransigência do governo estadual, a categoria teve de fazer uma greve em defesa dos direitos”, afirmou o sindicato.

No entanto, a categoria decidiu continuar a mobilização com o uso de coletes nas estações. Segundo o sindicato, uma nova assembleia será realizada na próxima terça (25/5).

De um total de 3.274 participantes, 3.064 (93,5%) aprovaram a proposta do TRT, 2.633 (80,4%) rejeitaram a proposta do Metrô e 2.488 (75,9%) concordaram com a suspensão da greve.

O Metrô ofereceu  reajuste de 2,61% não retroativo a partir de janeiro de 2022. A proposta considerou um reajuste salarial de 7,79%, a partir de 1º de maio deste ano, vale-alimentação e vale-refeição.

Também está garantido o adicional de férias de 60% até janeiro de 2022 e pagamento das diferenças atrasadas nos meses de fevereiro, março e abril, segundo informa o sindicato.

“Inoportuna e inadequada”

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), considerou a greve “inoportuna” e “inadequada”.

“As pessoas deviam reclamar com o sindicato, e não com o governo. O momento é o mais inadequado para fazer uma greve, o setor é amplamente beneficiado, tem média salarial elevada, de R$ 9,2 mil, e o Metrô propôs 2,6% de aumento salarial em um momento difícil da economia”, afirmou Doria, em entrevista ao UOL.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?